Projeto Capoeira com a UFPE promove seminário em Bezerros com mestre e professor da Ufes

O projeto de extensão “Capoeira com a UFPE: gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas”, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove, nesta sexta-feira (26), o 6º Seminário Questões Epistemológicas da Capoeira: uma leitura da realidade. O evento, que tem como temas “Metodologia do Ensino da Capoeira” e “Capoeira, Projeto Social e Formação”, é gratuito e aberto ao público. O encontro acontece das 18h às 22h, na Câmara Municipal de Bezerros. Essa é a primeira edição realizada fora do Campus Recife.

A iniciativa é uma das ações formativa do projeto de extensão e tem como objetivo contribuir para a valorização de personalidades que fazem parte da história da capoeira. No evento, uma referência de outro estado que tenha experiência na formação em capoeira em instituições de Ensino Superior é convidada para socializar sua vivência com o público. O mestre de capoeira do grupo Beribazu e professor do Departamento de Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Fabio Luiz Loureiro é o convidado desta edição.

O seminário é coordenado pelo professor do Departamento de Educação Física Henrique Kohl (contramestre Tchê) e por João Klayton (mestre Klayton), Grupo Axé Liberdade, de Bezerros.

O Capoeira com a UFPE, por meio do Seminário Questões Epistemológicas da Capoeira, já contou com a participação dos mestres, contramestres, professores e pesquisadores Tatiane Trindade Machado (Capoeira, Sujeitos e Práticas Educativas – Casupe e Universidade Federal de Alagoas - Ufal); Luiz Renato Vieira (Grupo Beribazu e Universidade de Brasília – UnB); Vinícius Heine (Capoeira Liberdade e Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo - Cepeusp); Jean Adriano Barros da Silva “Pangolin” (Gueto e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB); e José Luiz Cirqueira Falcão (Beribazu e Universidade Federal de Goiás - UFG).

Professor Henrique Kohl
João Klayton