Projeto Biologia nos Bairros leva ação para o Instituto Peró

Em ação realizada no Instituto Peró, localizado no Shopping Guararapes, o projeto “Biologia nos Bairros” leva conscientização para diversos estudantes. O tema desta vez é sobre a Semana da Água e reuniu alunos do Ensino Fundamental e funcionários do shopping. O projeto de extensão é vinculado à disciplina de extensão do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas e trabalha o assunto sobre a perspectiva da biotecnologia, biodiversidade e saúde. Todas as áreas trabalhadas pelo projeto fazem parte do escopo de atividades que podem ser desenvolvidas pelos biólogos.

Fotos: Catarina Albertim

Crianças se divertiram com as brincadeiras do projeto

Com ações ao longo do semestre letivo, a cadeira promove interação, discussão e, principalmente, a descomplicação das ciências para diversos públicos. Na ação que ocorreu ao longo da semana, até o dia 31 de março, no Instituto Peró, os participantes aprenderam brincando e puderam conhecer mais sobre o universo da Biologia de maneira lúdica.

O professor Marccus Alves, do Departamento de Botânica, relembrou a trajetória do projeto que surgiu em 2020 e comemora a atuação do “Biologia nos Bairros”. Com produções de atividade tanto no espaço físico quanto digital, “os alunos produzem material de divulgação científica, que fica no ambiente virtual, disponível no Instagram, Facebook, YouTube e Podcast”. Reunindo ainda a atuação de diversos professores de variados departamentos do centro como Bioquímica, Botânica e Antibióticos.

Descomplicar a ciência é objetivo do projeto

O professor e vice-coordenador do curso de bacharelado em Ciências Biológicas, Paulo Soares, mencionou a importância de discutir a água dentro de uma perspectiva de saúde, apresentando às crianças os tipos de doenças existentes e as melhores formas de se proteger delas.

Para os estudantes que atuam no projeto ao lado dos docentes, a atividade de extensão é essencial para formar profissionais com repertório diversificado. Seja pela experiência plural ou pela vivência fora da sala de aula, que facilita o olhar humanizado durante os encontros e trocas de conhecimento.

Antonio Carlos, estudante e extensionista, destaca que o projeto “é bastante importante porque faz a gente pensar um pouco fora da caixa, principalmente no curso de bacharelado”. Oferecendo, assim, mais experiências para a formação dos estudantes e incentivando o público desde cedo sobre a importância da ciência.

Ao todo, estão matriculados nesse período 28 estudantes do curso de bacharelado em Ciências Biológicas do Centro de Biociências da UFPE que participam de maneira alternada, juntamente com os professores, das diversas atividades promovidas pelo projeto de extensão.

Instagram do projeto
@biologianosbairros