Programa Futuras Cientistas realiza palestra em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Encontro ocorre no próximo dia 14, às 14h, e vai abordar o tema "Propósitos, Resultados e Perspectivas"

Na próxima terça-feira (14), o programa Futuras Cientistas realiza palestra com o tema "Propósitos, Resultados e Perspectivas", em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O evento é aberto ao público e começa às 14h, no auditório do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), localizado na Av. Prof. Luiz Freire, n.º 01, na Cidade Universitária. Na ocasião, será realizada retrospectiva do programa.

A palestra será ministrada pela coordenadora regional do Futuras Cientistas, Taciana Pascoal; pela professora de Biologia Camila Sebastião; e pela participante da edição 2022 da Imersão Científica Agnis Carvalho. As inscrições devem ser realizadas pelo link. Os inscritos terão direito a certificado de participação.

CELEBRAÇÃO – O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado em 11 de fevereiro, data aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. A criação da data visa promover maior destaque para participação das mulheres e ampliar o debate sobre a equidade na Ciência.

Em sintonia com a data, o programa Futuras Cientistas tem por objetivo a inclusão de meninas, estudantes e professoras de escolas da rede pública de ensino em espaços de desenvolvimento científico.

Ao longo de dez anos de atuação no Nordeste, o Futuras Cientistas impactou 250 participantes e em 2022 teve o trabalho reconhecido pelo Movimento LED - Luz na Educação, lançado pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho para valorização de iniciativas inovadoras na educação nacional.

Em 2023, com a expansão do programa para todos os 26 estados brasileiros e para o Distrito Federal, o Futuras Cientistas quase dobrou o número de oportunidades, ofertando 470 vagas. A atuação nacional conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Data da última modificação: 23/02/2023, 11:58