Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPE promove disciplina nas dependências do Ilê Axé Ojuomi

Coordenação é dos professores Ivanildo Carvalho e Marcos Barros

Com o objetivo de desenvolver competências que lhes permitam desenhar e implementar propostas de atividades envolvendo educação e as relações étnico-raciais (Erer), de conhecer e caracterizar metodologias Erer, além de novos arranjos pedagógicos para a sala de aula e planejar atividades pedagógicas e desenvolver instrumentos de avaliação para aprendizagens suportadas por metodologias Erer, os professores Ivanildo Carvalho e Marcos Barros, por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFPE, promovem a disciplina “Metodologias, Aprendizagem e a Educação das Relações Étnico-Raciais” nas dependências do Ilê Axé Ojuomi, no Ibura de Baixo, no Recife.

A disciplina será totalmente imersiva, em dois finais de semana, permitindo que os estudantes vivenciem as metodologias ativas e inovadoras sob o olhar da educação étnico-racial. A disciplina contará com uma base teórica que discute o uso de tecnologias educacionais, as metodologias ativas e inovadoras e os processos de aprendizagem com um olhar decolonial.

A disciplina será desenvolvida através de uma grande articulação entre a teoria e prática através de aulas com debates de temas relevantes utilizando-se de tecnologias e demais artefatos educacionais, aulas interativas, por meio das discussões dos temas abordados, considerando as experiências pedagógicas e a formação dos discentes, aulas práticas com dinâmicas a serem vivenciadas pelos discentes, no sentido de motivá-los à reflexão sobre os temas em foco e trabalhos em grupo, promovendo-se a construção de aprendizagens compartilhadas e colaborativas.

Este projeto faz parte de uma articulação do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias, liderado pelo professor Marcos Barros, que tem desenvolvido na sede do Ilê Axé Ojuomi um projeto de extensão intitulado Rede de Vivências Formativas Agogô. O objetivo é permitir uma maior aproximação da Universidade com a comunidade, além de efetivar a Lei 10.639/2003 que completa 20 anos em 2023.

Hoje e amanhã (24), o programa está com inscrições abertas para alunos especiais para esta disciplina através do seu site.

Professor Marcos Barros

marcos.ambarros@ufpe.br