Notícias Notícias

Voltar

Programa de extensão desenvolve índice de cobertura vacinal para os municípios pernambucanos

UFPE participa da iniciativa por meio do Departamento de Ciência Política da UFPE, sob a coordenação do professor Ernani Carvalho

Com informações do TCE-PE

A UFPE é uma das instituições parceiras em projeto de inovação que entregou um produto crucial para o Brasil pós-pandemia: um índice de cobertura vacinal. Apresentado no dia 1º deste mês, no Laboratório de Inovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a métrica é uma solução para o serviço público resultante do projeto “Novos Olhares: Desvendando a Avaliação de Políticas Públicas sob o Lócus Tecnológico” do Programa de Extensão Tecnológica para Governo/PET-GOV (Edital de Fomento nº 19/2021). O programa extensionista é política pública criada pela Usina Pernambucana de Inovação - Hub de Inovação Pública Oficial do Governo de Pernambuco (Decreto nº 49.253/2020), em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe (Lei 10.401/1989) e com o Departamento de Ciência Política da UFPE, sob a coordenação do professor Ernani Carvalho.

O TCE foi um dos quatro órgãos da administração estadual contemplada pelo programa “Novos Olhares”. Sob orientação do professor Maurício Assuero, a equipe de seis servidores do tribunal se propôs a atacar o problema da queda da cobertura de vacinação pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). O índice do desempenho criado pelo grupo se destina a auxiliar o cumprimento do PNI por parte dos municípios, gerando informações estratégicas sobre a vacinação na ponta, em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Vamos avaliar o comportamento da vacinação em diversas UBS de forma que será possível mensurar detalhadamente o dia a dia do processo de vacinação. Elaboramos os critérios de medição com base nos questionários que foram aplicados nas unidades, de forma que será possível avaliar e contribuir para uma radiografia dos municípios pernambucanos em relação à vacinação”, disse Assuero.

A servidora Adriana Leite, gerente de Saúde no TCE, destacou a utilidade do conteúdo didático sobre políticas públicas e inovação transmitidos ao longo do projeto. “A construção do índice foi importante e possibilitará diversas aplicações pelas equipes, entretanto, também foi de suma importância o caminho percorrido até a confecção, pois, possibilitou a solidificação de conteúdos imprescindíveis para quem está na fiscalização dessas políticas”, afirmou ela.

Data da última modificação: 20/09/2022, 14:58