Professores da UFPE são coautores de artigo publicado na revista The Lancet

Trabalho aborda a instabilidade política do Brasil nos últimos seis anos e sobre os cortes no orçamento federal para ciência e tecnologia

Os professores Carol Góis Leandro e Pedro Carelli, que são pró-reitores de Pós-Graduação e de Pesquisa e Inovação da UFPE, respectivamente, são coautores do artigo “Rebuilding and agenda for Brazilian science and technology”, publicado na edição 10377 da revista científica The Lancet. Ao longo do texto, os quatro pesquisadores brasileiros comentam sobre a instabilidade política do Brasil nos últimos seis anos e sobre os cortes no orçamento federal para ciência e tecnologia, além de apresentarem seis áreas estratégicas para a agenda brasileira dessa área nos próximos anos.

O artigo foi elaborado por Carol Góis Leandro e Pedro Carelli em conjunto com os professores Conrado Rodrigues, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, e Charles Morphy D. Santos, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Ao abordar a questão dos cortes nos investimentos em pesquisa, o quarteto considera dados referentes aos orçamentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

“No Brasil, as universidades públicas federais e estaduais produzem 98% da pesquisa científica”, contextualizam os autores, antes de explicar que pró-reitores de pesquisa, pós-graduação e inovação das universidades federais brasileiras identificaram seis áreas estratégicas de pesquisa para serem consideradas nas ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (liderado pela ministra Luciana Santos, que visitou recentemente a UFPE).

Essas prioridades estão de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). São elas: Mudança climática e Sustentabilidade; Saúde e Inovação biomédica; Tecnologias emergentes; Transformação digital; Ciência, Cultura e Sociedade; e Inovação, Economia e Negócios.

“Além de organizar um plano estratégico de ciência e tecnologia no Brasil em torno dos temas acima, reforçamos a importância de desenvolver fortes conexões com stakeholders do Hemisfério Sul e da Rússia, Índia, China e África do Sul. Também consideramos o valor de fomentar projetos científicos que possam reduzir as assimetrias regionais e as desigualdades sociais”, afirmam os autores.

AUTORES – Carol Góis Leandro é professora do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV), do Núcleo de Nutrição, e está à frente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPE (Propg). Pedro Carelli é professor do Departamento de Física e está à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFPE (Propesqi).

Carol Góis Leandro, Pedro Carelli, Conrado Rodrigues e Charles Morphy D. Santos integraram o grupo de trabalho formado por pró-reitores brasileiros que foi citado no artigo publicado pela The Lancet junto com Marcos José Salgado Vital (Universidade Federal de Roraima), Kenia Rodrigues (Universidade Federal do Norte do Tocantins), Werner K. Júnior (Universidade Federal de Santa Catarina), Francisco de Assis Mendonça (Universidade Federal do Paraná), Cristina Nogueira (Universidade Federal de Santa Maria), Jackson Resende (Universidade Federal do Mato Grosso), Seila R de Souza (Universidade Federal da Grande Dourados), Ednei C. Paiva (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais) e Ricardo Souza (Universidade Federal Rural de Pernambuco).

Data da última modificação: 01/03/2023, 10:58