Professores da UFPE compartilham resultados de pesquisa nacional da área de saúde bucal realizada sob suas coordenações

Evento é restrito aos participantes das pesquisas, mas os resultados estão disponíveis on-line

O Centro Colaborador de Vigilância em Saúde Bucal da UFPE vai promover, na próxima terça-feira (21), às 14h, o Seminário de Encerramento da Pesquisa de Avaliação Externa do 2º Ciclo do Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (AE-PMAQ-CEO), desenvolvido sob sua coordenação, em convênio com o Ministério da Saúde. No evento, que é restrito aos participantes das pesquisas em todo o país, os professores da UFPE e coordenadores nacionais do estudo, Nilcema Figueiredo e Paulo Goes, vão compartilhar os resultados com as diversas equipes.

Segundo relata a professora Nilcema, o convênio com o MS proporcionou, além da pesquisa, o 1º Curso de Especialização em Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde Bucal, no qual a UFPE certificou os avaliadores de qualidade da pesquisa, além da produção de produtos técnicos e científicos. “No primeiro semestre desse ano, realizamos os seminários estaduais com apresentação dos resultados, quando foram avaliados mais de 1 mil cursos de Especialização Odontológica (CEO) de todo o Brasil”, atesta Nilcema.

A sessão de abertura do seminário vai contar com a participação da Coordenação Geral de Saúde Bucal do MS, Coordenação-Geral e Coordenação de Macro Região da AE do 2º Ciclo do PMAQ-CEO, e serão compartilhadas experiências das coordenações estaduais da pesquisa e de avaliadores dos CEO. Também haverá o lançamento dos Produtos Bibliográficos da AE-PMAQ-CEO e a divulgação da produção científica do 2º Ciclo do PMAQ-CEO em periódicos nacionais e internacionais, seguida da discussão sobre as perspectivas sobre novos modelos avaliativos.

PESQUISA – A pesquisa conveniada com o Ministério da Saúde foi operacionalizada juntamente com a Equipe Gestora de pesquisadores da UFMA, UFPB, UFPE, UFMG, FO/USP e UFRGS e equipes estaduais abrangendo 18 universidades públicas do Brasil. Durante o projeto, foi desenvolvido o 1º Curso de Especialização em Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde Bucal, em que a UFPE certificou 85 avaliadores de qualidade da pesquisa; e, houve o desenvolvimento de produtos técnicos e científicos. Essa experiência será publicada em nível nacional e internacional.

Como resultado da avaliação dos CEOs, a pesquisa apontou uma melhora de qualidade em diversos aspectos avaliados à tríade estrutura-processo-resultados entre os ciclos avaliativos (2014-2018) e que persiste uma distribuição desigual dos serviços entre as regiões brasileiras, que pode afetar sua oferta, sendo pior na região Norte. O estudo revela que, de 25 indicadores escolhidos para construção de um Mapa de Indicadores (dez sobre estrutura dos CEO, nove para o Processo e seis sobre satisfação dos usuários-Resultados), houve melhoria para 18, 5 com melhoria pouco expressiva, mas apenas dois pioraram. Estes e demais resultados podem ser conferidos no Relatório do 2º Ciclo da Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas - PMAQ-CEO: Resultados Principais.

Segundo a professora Nilcema, após a operacionalização dessa pesquisa multicêntrica de âmbito nacional, reitera-se a necessidade do fortalecimento da integração entre a academia e o Sistema Único de Saúde (SUS) para a geração de conhecimento apropriado e válido, que fundamente a tomada de decisão na política pública de saúde brasileira. “A UFPE tem tido o protagonismo necessário à condução desses processos pela experiência evidenciada nos dois Ciclos Avaliativos do PMAQ/CEO e há a perspectiva da continuidade dessa liderança ao desenvolvimento de novos projetos e metodologias com vistas à consolidação de uma rede de pesquisa de avaliação da atenção secundária em saúde bucal”, complementa.

Data da última modificação: 16/12/2021, 16:59