Notícias Notícias

Voltar

Professor Raul Manhães é eleito membro honorário de associação sobre origens desenvolvimentistas da saúde e das doenças

Área investiga a ação de fatores adversos que podem atuar tanto na pré-concepção quanto no desenvolvimento embrionário, fetal e pós-natal

O professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Raul Manhães de Castro, aposentado do Departamento de Nutrição, foi eleito por unanimidade membro honorário da Associação Dohad Brasil, em assembleia ocorrida no último dia 7. Essa área do conhecimento estuda as origens desenvolvimentistas da saúde e das doenças (Developmental Origins of Health and Disease).

A área investiga a ação de fatores adversos que podem atuar tanto na pré-concepção quanto no desenvolvimento embrionário, fetal e pós-natal, aumentando a suscetibilidade para diversas doenças na idade adulta, como distúrbios metabólicos e obesidade, além de doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, hipertensão arterial, insuficiência renal, doenças psiquiátricas e câncer.

O reconhecimento como membro honorário se destina a personalidades que tenham contribuído de forma acentuada para o desenvolvimento e difusão do conhecimento nessa área em qualquer país. “A ênfase de nossos estudos é em Nutrição e Plasticidade Fenotípica (Programação), envolvendo as Neurociências e o Desenvolvimento Fisiológico”, explica o professor.

Data da última modificação: 18/08/2022, 15:01