Professor e médico Newton Kara José é Doutor Honoris Causa da UFPE

Entrega do título foi conduzida pelo reitor Alfredo Gomes, em cerimônia no auditório da Reitoria

O professor e médico oftalmologista Newton Kara José recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em sessão solene de outorga realizada, na última sexta-feira (27), no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio de Reitoria, no Campus Recife. A homenagem é um reconhecimento de sua contribuição para o desenvolvimento da área médica e das ciências, incluindo sua atuação como colaborador permanente dos projetos de Prevenção da Cegueira da UFPE há mais de 30 anos.

Foto: Anderson Lima
Indicação da homenagem foi do Centro de Ciências Médicas (CCM)

A trajetória de vida e profissional de Newton Kara foi narrada no discurso panegírico, proferido pelo professor de Oftalmologia Francisco Cordeiro Barbosa, do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE. O docente também externou a alegria pela concessão do título pela UFPE e disse que o “doutor Newton assume não como um título honorífico apenas, ele recebe isso com o compromisso de ajudar médicos, residentes, pós-graduandos” em projetos e estudos na área oftalmológica, especificamente de prevenção da cegueira.

Após o discurso panegírico, a solenidade prosseguiu com a leitura do termo indagativo, a trasladação das vestes talares, a leitura e a assinatura do ato de outorga e a assinatura do diploma.

“Isso representa uma grande homenagem à minha pessoa e, muito mais, a todo mundo que trabalhou comigo por mais de 50 anos. Ninguém faz nada sozinho”, afirmou Newton Kara. “O título de Doutor Honoris Causa é o título máximo, é a posição máxima que uma universidade pode conduzir porque os outros títulos você conseguiu por sua capacidade de fazer provas. Esse é a universidade reconhecendo o que você fez. É um título extraordinário”, completou. Em sua fala aos presentes, o médico ainda destacou momentos de sua própria história e traçou um panorama sobre a Medicina no Brasil.

A amizade de Newton Kara com o educador Paulo Freire, que foi professor da UFPE, foi lembrada por meio de Nita Freire, viúva do patrono da educação brasileira. Presente à cerimônia, ela falou sobre os principais valores que regem o homenageado: sabedoria, genialidade, simplicidade e amor pela profissão.

“Dizem muito da universidade aqueles que compõem a lista dos nossos Professores Eméritos e Doutores Honoris Causa. Ela [a lista] dá identidade, revela a universidade do ponto de vista da sua excelência, da sua relevância, da sua inserção local, regional, nacional e internacional. Então, esse símbolo que o doutor Newton acrescenta à nossa universidade nos engrandece enormemente”, ressaltou o reitor Alfredo Gomes, que presidiu a sessão.

A mesa solene contou com a participação do reitor Alfredo Gomes; do diretor do CCM, Luiz Alberto Mattos; do coordenador da Área Acadêmica de Cirurgia do CCM, José Luiz Figueiredo; do professor Francisco Cordeiro Barbosa; de Nita Freire; e da diretora do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Claudete Pereira, que faz parte da Comissão de Títulos da UFPE.

A proposta do título de Doutor Honoris Causa para o professor Newton Kara partiu do Conselho Departamental do Centro de Ciências Médicas da UFPE. A concessão foi aprovada, em 17 de dezembro de 2021, pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPE.

NEWTON KARA JOSÉ – O professor Newton Kara José é médico, graduado pela Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1963. Realizou sua residência em Oftalmologia junto à Universidade de São Paulo (USP). Em seguida, participou de cooperações técnicas em Montréal (Canadá) e como professor visitante na Harvard University (Estados Unidos).

Obteve o título de doutor em Oftalmologia, em 1972, pela USP. Ainda na década de 1970, chegou a professor titular junto à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Considerado no meio médico como figura do maior destaque da Oftalmologia nacional do nosso tempo, agrega título de Professor Titular e Emérito da USP, além de Professor Titular e Emérito da Unicamp.

Data da última modificação: 31/05/2022, 16:08