Notícias Notícias

Voltar

Professor da UFPE se destaca como melhor matemático do Brasil em ranking internacional

Essa é a segunda vez que Gauss Cordeiro é contemplado com o primeiro lugar no ranking da Research.com

O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Gauss Cordeiro tirou o 1º lugar entre os melhores cientistas matemáticos do Brasil na segunda edição do ranking da Research.com. A divulgação da lista foi feita no dia 14, o dia internacional do número Pi. Essa é a segunda vez que o professor da UFPE é contemplado com o 1º lugar no ranking, que está em sua segunda edição. O portal é uma plataforma acadêmica que tem como público-alvo pesquisadores de todo o mundo.

Gauss, professor titular no Departamento de Estatística da UFPE, atua no campo da estatística matemática e de modelos para estimar as probabilidades de cura e tempo de sobrevivência de várias patologias graves, principalmente câncer. Ele se destacou como o melhor acadêmico do Brasil com um índice D de 68. Em segundo lugar no país está José Mario Martínez, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com um índice D de 52. O terceiro lugar no Brasil é ocupado por Celso C. Ribeiro, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com índice D de 50. 

Para o docente, esse reconhecimento é consequência de 48 anos de um trabalho árduo em pesquisa. “A natureza não dá nada de graça a ninguém. Trabalho em pesquisa, pelo menos, oito horas por dia com colegas de vários países. Esse reconhecimento não é meu mas do nosso grupo de pesquisa [Novas distribuições e modelos de regressão aplicados à análise de sobrevivência]. Espero que influencie de forma positiva pelo menos alguns das novas gerações”, comemora o pesquisador.

O ranking levou em conta os dados combinados de fontes de dados variadas, incluindo OpenAlex e CrossRef. Os dados bibliométricos para avaliação das métricas baseadas em citações foram coletados em 21 de dezembro de 2022. A posição no ranking inclui exclusivamente artigos e métricas de citação da disciplina examinada. Foi feita uma análise de 166.880 cientistas a partir de várias fontes de dados bibliométricos. Para a área de Matemática, foram analisados mais de 6.262 pesquisadores. 

Data da última modificação: 20/03/2023, 15:04