Pós-Graduação em Química divulga edital para seleção de mestrado e doutorado

Inscrições serão realizadas exclusivamente via internet até o dia 6 de junho

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQuímica) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou edital com o processo seletivo para admissão ao corpo discente dos cursos de mestrado e doutorado, disponível no Boletim Oficial da UFPE nº88, publicado no dia 19 deste mês (download aqui).

Para a admissão no curso de mestrado, exige-se graduação plena em Química ou áreas afins em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Excepcionalmente, poderão participar do processo de seleção candidatos cursando o último período da graduação, os quais deverão apresentar documento comprobatório da conclusão do curso de graduação impreterivelmente até a data da matrícula para o período letivo 2022.2.

Já para o curso de doutorado, serão elegíveis os candidatos portadores de diploma de mestrado stricto sensu em Química ou áreas afins, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também poderão participar do processo de seleção candidatos com defesa da dissertação de mestrado prevista até o primeiro dia da matrícula para o período letivo 2022.2.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet até o dia 6 de junho. Os candidatos devem enviar um e-mail para o endereço selecaopgquimica@gmail.com, anexando as cópias digitalizadas de todos os documentos exigidos para a inscrição. Não serão aceitas inscrições enviadas fora do prazo estipulado ou para qualquer outro e-mail que não seja o indicado. A secretaria do PPGQuímica UFPE enviará uma confirmação referente ao recebimento da documentação.

O concurso será procedido pela Comissão de Seleção e Admissão,composta por. ao menos, oito membros do PPGQuímica. A seleção contará com duas etapas principais: análise do currículo, do histórico escolar e do manuscrito do pré-projeto; e apresentação e defesa do pré-projeto.

Ao todo, são fixadas nove vagas para o curso de mestrado e nove vagas para o curso de doutorado. Serão reservadas 30% das vagas para pessoas que se autodeclarem negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis) e com deficiência. Além disso, uma vaga institucional adicional é disponibilizada em cada curso para servidores ativos e permanentes da UFPE que, aprovados na seleção, não tenham logrado classificação. O resultado final do processo seletivo, após análise de recursos, está previsto para o dia 18 de julho.

selecaopgquimica@gmail.com

Data da última modificação: 20/05/2022, 17:43