Pós-Graduação em Física promove colóquio sobre física, informação e as novas tecnologias quânticas

Evento ocorre nesta sexta-feira (2), às 16h, no Auditório do Departamento de Física

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFísica) da UFPE promove o colóquio “Física, informação e as novas tecnologias quânticas”. O evento será realizado nesta sexta-feira (2), às 16h, no Auditório do Departamento de Física, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). O professor emérito Luiz Davidovich, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será o palestrante.

O convidado possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Física pela University of Rochester (1976). Realiza pesquisas na área de Física, com ênfase em óptica quântica e informação quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: emaranhamento quântico, descoerência, dispositivos para computação quântica, reconstrução de estados quânticos, teoria do laser, metrologia quântica. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e membro estrangeiro da National Academy of Sciences (USA), da Academia Chinesa de Ciências e da Academia Européia de Ciências.

Resumo
A partir do final do século 20, novos desenvolvimentos teóricos e experimentais levaram ao aparecimento de uma nova área de pesquisa, caracterizada pela forte interação entre pesquisa básica e aplicada e pela intensa interdisciplinaridade: a Informação Quântica. Ela abrange conceitos sutis da física quântica e um leque variado de aplicações: sensores ultrassensíveis para detectar forças fracas e deslocamentos da ordem do tamanho do núcleo de um átomo (úteis, por exemplo, para a detecção de ondas gravitacionais), medidas precisas de frequência e temperatura, relógios atômicos, segurança de comunicações (criptografia quântica), compressão mais eficiente de dados e computadores quânticos. São desafios que estimulam a colaboração entre físicos, cientistas de computação, matemáticos, químicos, biólogos e engenheiros. A palestra abordará aspectos conceituais e desenvolvimentos recentes nesta área do conhecimento, envolvendo o encontro entre noções científicas profundas e novas tecnologias, inimagináveis para os jovens que conceberam a física quântica no início do século 20.

Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFísica)

posgrad.df@ufpe.br

Data da última modificação: 31/05/2023, 12:47