O encontro será realizado na próxima sexta-feira (12), às 16h, via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFPE promoverá um colóquio intitulado “Supercondutividade e átomos ultrafrios”. O encontro será realizado na próxima sexta-feira (12), às 16h, via Google Meet. A professora Thereza Cristina de Lacerda Paiva, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será a palestrante da ocasião.

A convidada possui graduação e mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em Davis, e na UFRJ. Desde 2002, é professora do Instituto de Física da UFRJ, tendo se tornado professora titular em 2018. Seu trabalho de pesquisa é voltado para o estudo de átomos ultrafrios, magnetismo, supercondutividade e topologia. Além disso, é uma das fundadoras e coordenadoras do Tem Menina no Circuito, uma iniciativa que tem por objetivo trazer meninas para as ciências exatas.

No colóquio, serão discutidos sobre os avanços recentes em experimentos e teoria de átomos fermiônicos ultrafrios na presença de internações atrativas.

Resumo

A supercondutividade foi observada pela primeira vez em 1911. Desde esse período até hoje, aprendeu-se muita coisa, mas outros aspectos permanecem em aberto, especialmente para os chamados supercondutores de alta temperatura crítica. Os átomos ultrafrios armadilhados em redes óticas formam uma plataforma limpa e controlável para o estudo de sistemas nos quais os férmions interagem fortemente, como é o caso dos supercondutores. Entre os modelos emulados com mais frequência em redes óticas está o Modelo de Hubbard em suas versões repulsiva e atrativa. O progresso no resfriamento dos átomos está trazendo experimentos cada vez mais próximos das temperaturas críticas em que os estados ordenados estão disponíveis.

Data da última modificação: 09/05/2023, 14:26