Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE terá defesa de número 1.000

Dos 1.000 trabalhos defendidos nesta pós, são 286 teses e 714 dissertações

A doutoranda Julliana Melo Pinheiro de Araújo realiza, no próximo dia 18, a defesa de número 1.000 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A marca será alcançada com a apresentação da tese “Modelando Lodo Granular Aeróbio: Influência da Temperatura e Difusão no Tratamento de Águas Residuárias Municipais”, orientada pela professora Maria de Lourdes Florencio dos Santos (UFPE) e coorientada pelo professor Marc Wichern, da Universidade de Bochum (Alemanha). A defesa será realizada de forma remota, a partir das 8h30. A apresentação será feita via plataforma Google Meet.

No trabalho, Julliana investigou o tratamento de esgoto municipal sob diferentes configurações, com foco na compreensão de parâmetros sensíveis durante a implementação de modelos matemáticos de sistemas biológicos. A pesquisa foi realizada em parceria com o grupo de pesquisa alemão em Gestão de Águas Urbanas e Engenharia Ambiental da Universidade de Bochum, uma das maiores referências na área; e teve financiamento do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD, na sigla em alemão), organização de fomento ao intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE foi criado em 1992, com o curso de mestrado – o doutorado teve início em 2000. Desde então, o PPGEC tem atuado de forma articulada para atender as demandas da sociedade local, regional e nacional conectadas com a dimensão global. Na prática da internacionalização, o programa possui estudantes realizando doutorado sanduíche, cotutela ou dupla titulação em países como Estados Unidos (EUA), Alemanha, Reino Unido e Canadá, entre outros, com dissertações e teses escritas e defendidas em inglês no âmbito do PPGEC. Recentemente, o programa recebeu nota 6 na avaliação quadrienal 2017- 2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dos 1.000 trabalhos defendidos na pós, são 286 teses e 714 dissertações.

PPGEC

Data da última modificação: 09/11/2022, 15:32