Notícias Notícias

Voltar

Pós em Ciência de Materiais realiza colóquio sobre compostos de rutênio (II) para aplicação em catálise e química inorgânica medicinal

Evento acontece na próxima segunda-feira (21), às 15h

O Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais (PPGMtr) da UFPE realiza, na próxima segunda-feira (21), o colóquio “Compostos de rutênio (II) para aplicação em catálise e química inorgânica medicinal: Um olhar sobre alguns trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Química Inorgânica Aplicada – UFPR”. O evento tem como palestrante o professor Márcio Peres de Araújo, do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e acontece às 15h, por meio da plataforma Microsoft Teams. 

O colóquio abordará alguns trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa envolvendo a química dos compostos de rutênio, incluindo estudos de reatividade, eletroquímico e aplicação em catálise homogênea e atividade biológica.

O rutênio é conhecido como um dos metais do chamado grupo da platina – que é composto ainda por ródio, paládio, ósmio, irídio e platina –, pois são geralmente encontrados nos mesmos depósitos minerais. A partir de meados do século 20, a química do rutênio passou a chamar a atenção por seu potencial uso em sistemas catalíticos. Devido ao interesse crescente pelo rutênio e seus compostos, os pesquisadores R. Noyori (2001) e R. Grubbs (2005) receberam o Prêmio Nobel de Química por seus trabalhos desenvolvidos na área de catálise de hidrogenação assimétrica e reações de metátese. Paralelamente, estudos biológicos envolvendo compostos de rutênio também começaram a ser desenvolvidos e hoje ele está entre os metais de transição mais estudados.

Mais informações
pgmtr.ccen@ufpe.br

Data da última modificação: 18/06/2021, 21:35