PET Geografia divulga edital para seleção de bolsistas

O Programa de Educação Tutorial (PET) Geografia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco divulgou edital do processo seletivo de candidatos às vagas de futuros bolsistas PET e não bolsistas PET. O público-alvo da seleção são estudantes de licenciatura e bacharelado em Geografia.

Para participar da seleção, é necessário estar devidamente matriculado nos cursos de Geografia da UFPE do 2° ao 6° período, conhecer a filosofia do PET (Programa de Educação Tutorial) e ler o Manual de Orientações Básicas (MOB) do PET.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, até o dia 20 deste mês. Os candidatos devem preencher um formulário eletrônico, no qual irão incluir as informações solicitadas e realizar upload dos documentos exigidos. A seleção contará com quatro etapas, que incluem a inscrição, uma prova escrita, dinâmica em grupo e entrevista individual.

Ao todo, serão disponibilizadas quatro vagas, das quais 50% serão reservadas para a política de ações afirmativas e os outros 50% para ampla concorrência. Os candidatos só podem concorrer na modalidade de ações afirmativas mediante comprovação de entrada pelo Sisu UFPE através das cotas.

As bolsas do PET são atreladas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) equivalentes à de iniciação científica no valor de R$ 400,00. A ordem de preferência para o recebimento das bolsas será definida pela classificação dos candidatos no processo seletivo, alternando entre os selecionados nas ações afirmativas e na ampla concorrência. Todos os “petianos” não bolsistas se tornarão bolsistas na medida em que as vagas forem disponibilizadas.

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa criado em 1979 e vinculado ao Ministério da Educação (MEC) desde 1999 e que se destina a apoiar grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das instituições de Ensino Superior.

O programa é formado por grupos tutoriais de aprendizagem e objetiva propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, buscando atender de forma mais completa às necessidades do próprio curso de graduação e ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram a grade curricular de cada curso.

Atualmente, o PET Geografia é tutorado pelo professor Cláudio Ubiratan e conta com mais de 30 anos de atividades de ensino, pesquisa e extensão. O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 1° de setembro.

Data da última modificação: 11/08/2022, 14:36