Notícias Notícias

Voltar

Pesquisadores e extensionistas da UFPE participam de Cortejo do Afoxé Omô Nilê Ogunjá, no Bairro do Recife

Cortejo oficial acontece sempre na terça-feira que antecede o início do Carnaval

Afoxé Omô Nilê Ogunjá durante apresentação no Recife Antigo.

Afoxé Omô Nilê Ogunjá durante apresentação no Recife Antigo.

Com 18 anos de história, o Afoxé Omô Nilê Ogunjá marca presença pela 15ª vez nas festividades do Recife. A entidade retorna com mais um Cortejo Oficial, no próximo dia 14 de fevereiro, a partir das 19h pelas ruas do Bairro do Recife. A concentração será na frente do Paço do Frevo. Na trajetória do Afoxé Omô Nilê Ogunjá,  é latente a interdependência entre a educação, a valorização da cultura negra e a prática das manifestações culturais populares. Soma-se a esses elementos a interação com a comunidade na qual se insere, o Ibura de Baixo. Nesse sentido, sua atuação consciente no Carnaval e também ao longo do ano direciona-se a contribuir com a polinização do Movimento Negro no Estado e a aproximação da população com suas pautas. 

Este ano, o cortejo carrega pelo percurso a construção coletiva desenvolvida com a comunidade. Durante o ano de 2022, foram realizadas vivências formativas, com a colaboração  da Universidade Federal de Pernambuco, em torno do ensino-aprendizagem das práticas de canto, dança e percussão, que deram espaço para a educação acerca das relações étcnico-raciais que edificam e fortalecem a identidade que marca o Afoxé e seus integrantes.

O Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias e o Programa de Extensão Imersão Educacional Polinizar (vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - UFPE/CAA), liderados pelo professor do Centro de Educação Marcos Barros, estiveram juntos com o Afoxé Omó Nilé Ogunjá neste grande projeto. Dessa forma, reunindo musicistas, cantoras e cantores, percussionistas e comunidade em geral, em 2023, a entidade leva para a avenida toda sua tradição e ancestralidade que o guia, assim como sua participação no combate ao racismo e na demarcação da excelência da cultura afro-brasileira.

“Para nós, esse Carnaval é de reencontro. Reencontro com o povo na rua, reencontro com a cultura popular. E, este ano, por conta das vivências formativas nesta parceria com a UFPE, essa retomada ficou ainda mais especial. Isso porque ampliamos nossa atuação, nossa contribuição na valorização da cultura negra que ainda sofre muitas retaliações. Além disso, estamos ansiosos para viver de novo a experiência do furacão azul e branco arrastando todo mundo com a gente na avenida.”, afirma Dário Júnior, presidente do Afoxé.

Data da última modificação: 23/02/2023, 11:36