Pesquisadores do Laboratório de Investigação de Desordens Digestivas são premiados na XVI Reunião Regional da FeSBE

Alunos são orientados pelo professor Renan Oliveira Silva Damasceno, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia

Professor Renan (ao centro) e os mestrandos Lorena e João Lucas

Os alunos Lorena Duarte da Silva e João Lucas Silva Pinheiro, mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Fisiologia da UFPE, receberam menção honrosa na XVI Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), evento que ocorreu de 1º a 3 deste mês, em São Luís, no Maranhão. Os discentes são vinculados ao Laboratório de Investigação de Desordens Digestivas da Universidade e orientados pelo professor Renan Oliveira Silva Damasceno, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia.

Lorena Duarte da Silva foi premiada com o trabalho intitulado “Carbon monoxide is a key regulator of diarrhea promoted by toxin from Vibrio cholera: Perspective for its use as a therapeutic tool”. João Lucas Silva Pinheiro é autor do trabalho “Sulfated polysaccharide from marine alga Agardhiella ramosissima prevents gastric injury in rodents via cytoprotection and antioxidant mechanism”. O artigo de Pinheiro foi o mesmo do seu Pibic de 2020-2021, que recebeu o Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista da 25ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), na grande área de Ciências Biológicas, o que reforça sua qualidade científica.

Professor Renan Oliveira Silva Damasceno

renan.oliveirasilva@ufpe.br