Pesquisador do Lika da UFPE recebe honraria concedida pela Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco

A homenagem é um reconhecimento aos que contribuíram com o Estado e sociedade na prevenção de riscos e desastres

O pesquisador do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE Jones Albuquerque recebeu, na tarde da última sexta-feira (15), o prêmio “Amigo da Defesa Civil”, honraria que foi concedida pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado de Pernambuco em reconhecimento aos representantes de órgãos públicos, privados, da imprensa e da sociedade civil que contribuíram com o Estado e com a sociedade na prevenção de riscos e desastres e em questões relacionadas à Defesa Civil.

Foto: Divulgação/Lika

Jones Albuquerque também integra o quadro docente da UFRPE

A  premiação ocorre anualmente durante as celebrações que fazem parte da Semana Nacional de Redução de Riscos e Desastres, comemorada durante a segunda semana do mês de outubro. A avaliação e a definição dos indicados são feitas por uma comissão composta pelo chefe da Casa Militar, secretário Executivo de Defesa Civil, coordenador de Defesa Civil de Pernambuco e coordenador de Engenharia de Proteção e Defesa Civil.

Entre os trabalhos realizados por Jones Albuquerque, em conjunto com outros pesquisadores do Lika, do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD) e parceiros globais, que geraram contribuições para o Estado, estão as análises de riscos pandêmicos por geometrias; os mapas georeferenciados; vigilância bioepidemiológica por meio de drones e satélites, além da atuação de maneira contínua na projeção de dados da doença que são recebidos pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Também são publicados diariamente informes epidemiológicos sobre os dados da pandemia a nível local e mundial no site do instituto sendo abertos a todos aqueles que queiram consultar.

“Essa homenagem aconteceu não só pelos trabalhos de combate à pandemia, mas também pelas informações à população para que mortes pudessem ser evitadas. Todas essas ações foram realizadas via rede de colaboração internacional com a plataforma de produtos do IRRD-Lika, que está hospedada no site do IRRD”, explicou Jones Albuquerque. O pesquisador também integra o quadro docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Data da última modificação: 18/10/2021, 18:32