Notícias Notícias

Voltar

Parceria do HC com startup Pickcells recebe financiamento do CNPq para projeto em patologia digital

Projeto receberá R$ 999.651,78 para pagamento de bolsas e compra de insumos

O projeto "Patologia Digital: Uma solução baseada em visão computacional e Inteligência Artificial para apoio ao diagnóstico emergente e estadiamento do câncer de colo de útero" do Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com a startup PickCells, foi aprovado na Chamada CNPq/SEMPI/MCTI/FNDCT Nº 54/2022 - Empreendedorismo de base tecnológica em Inteligência Artificial. Com a aprovação, a parceria receberá R$ 999.651,78 para pagamento de bolsas e compra de insumos para o desenvolvimento do projeto. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

"O projeto tem como foco a utilização da Inteligência Artificial no suporte ao diagnóstico do câncer de colo de útero. O sistema possibilitará a digitalização de lâminas inteiras e, com o auxílio de ferramentas gráficas e apoio de algoritmos de inteligência artificial (IA), sugerir achados para apoiar o diagnóstico de médicos patologistas", explica a chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) do HC, Shirley Cruz.

A fusão dos métodos tradicionais de diagnóstico (baseados principalmente na identificação microscópica das alterações citomorfológicas) com a análise computacional de dados pode reduzir a carga de trabalho e melhorar o desempenho dos patologistas, além de poder ser utilizado como ferramenta de telessaúde, realizando teleatendimentos e telediagnósticos a distância.

"Nosso objetivo é construir uma solução de baixo custo, que se enquadre na rotina dos laboratórios e hospitais e que traga este diagnóstico precoce e mais assertivo, assim diminuindo a alta porcentagem de mortes por câncer", explica a designer de Produto da PickCells, Daniela Guedes.

O projeto propõe um fluxo de trabalho digital que vai desde o scanner das lâminas, ao armazenamento e processamento das alterações apresentadas, com fácil integração a sistemas de diagnóstico e pesquisa. "Essa solução utiliza visão computacional como ferramenta de apoio a triagem, identificação precoce e estadiamento do câncer de colo de útero, a partir da avaliação de lâminas citopatológicas (Papanicolau) digitalizadas em imagens de alta resolução, que permitem a análise a distância (telediagnóstico) e armazenamento desses dados a longo prazo", destaca a médica patologista do HC-UFPE, Daniela Takano.

A PickCells já tem expertise na automatização de exames parasitológicos, área em que conseguiu bons resultados ao tornar rápido, assertivo e acessível esse tipo de exame. "Ao chegar em uma solução que diminuiu em 6% os falsos negativos, em uma prova de conceito, analisamos que podíamos ajudar outras áreas que também necessitam de imagens, como a Patologia. A parceria com o HC é fundamental devido à necessidade de estarmos juntos a patologistas, colhendo informações, entendendo quais são as funcionalidades necessárias para automatizar um exame patológico e recebendo feedbacks em relação à qualidade da imagem que estamos escaneando, por exemplo", completa Daniela Guedes.

Data da última modificação: 23/02/2023, 11:39