Núcleo Pós-Cuidados Intensivos do HC completa um ano, oferecendo atendimento multiprofissional a pacientes que tiveram alta da UTI

O Núcleo Pós-Cuidados Intensivos do Hospital das Clínicas da UFPE, antes chamado de Núcleo Pós-Covid-19, comemora um ano de existência, oferecendo atendimento multiprofissional a pacientes que receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva (Geral e covid-19) do hospital universitário, mas que ficaram com sequelas devido à aquisição da forma grave da doença associado ao longo tempo de internamento.

Para celebrar, a equipe do serviço promoveu uma série de ações na manhã de ontem (20), na Portaria 1 do hospital universitário, para divulgar o trabalho realizado pelo Núcleo. Houve distribuição de folhetos, dinâmicas interativas com roleta de perguntas e respostas para testar os conhecimentos sobre cuidados pós-UTI, exibição de vídeo e distribuição de brindes. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Ao longo deste um ano, foram muitas conquistas. Poder acompanhar a evolução favorável dos pacientes e devolver a autonomia e a qualidade de vida a eles e suas famílias têm sido gratificante”, disse a coordenadora do Núcleo Pós-Cuidados Intensivos do HC, a médica intensivista Renata Beltrão. Ela explicou que muitos pacientes que sobreviveram a formas graves de determinadas doenças, como a covid-19, e que ficaram internados por tempo prolongado em UTI podem ficar com sequelas. “Essas sequelas incluem disfunções físicas, psíquicas, cognitivas.

“Buscamos, através de um atendimento multiprofissional, reabilitar esses pacientes para que eles possam voltar a sua rotina e viver com uma melhor qualidade de vida”, pontuou Renata, acrescentando que este é um trabalho pioneiro no Estado, tendo como diferencial o time de profissionais, de diversas áreas, que compõem o Núcleo.

“A discussão do cuidado do paciente sob a ótica de uma equipe multiprofissional dá uma visão ampliada do problema, podendo alinhar a condução do caso. Definir o plano terapêutico dos pacientes em grupo permite que os resultados sejam mais rápidos e a reabilitação seja efetiva”, acrescentou. Trinta e oito pacientes vêm sendo acompanhados pelo grupo, no momento. Todos eles foram ex-pacientes da UTI do HC (Geral e covid-19).

PESQUISAS – O trabalho do Núcleo vai além da assistência. O espaço também é campo de prática e desenvolvimento de pesquisas. “Somos parceiros de vários projetos de pesquisa, no âmbito da graduação, pós-graduação e extensão. Oferecemos também oportunidade de estágio para estudantes e, a partir deste mês, vamos também começar a receber residentes. Poder oferecer aos estudantes a oportunidade de vivenciar esse modelo de assistência e da equipe como um todo, além de poder ver o paciente recuperado, tem sido fortalecedor”, ressaltou.

A equipe do Núcleo Pós-Cuidados Intensivos do HC é composta por profissionais de Enfermagem, Serviço Social, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina Intensiva.

Data da última modificação: 21/09/2021, 15:40