Nova arquitetura organizacional do HC é apresentada às chefias do hospital universitário

O HC está no segundo grupo de unidades vinculadas Ebserh a passar pela reestruturação

A nova arquitetura organizacional a ser implantada no Hospital das Clínicas da UFPE, a partir de novembro deste ano, foi apresentada aos gestores, em reunião realizada na manhã de quarta-feira (8), no Anfiteatro 1 do hospital-escola. O HC está no segundo grupo de unidades vinculadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) a passar pela reestruturação desenvolvida para todos os 40 hospitais universitários federais que a estatal administra.

O superintendente do HC, Filipe Carrilho, explicou as mudanças que serão implantadas. “A nova arquitetura organizacional elaborada pela Ebserh tem como objetivo dar uma melhor funcionalidade ao hospital. Teremos estes dois meses (setembro e outubro) para a implantação”, ressaltou.

Na reunião, foram apresentados o novo organograma e a Portaria-SEI nº 355, que dispõe sobre o processo de escolha dos chefes de Unidades e supervisores das Áreas Assistenciais (nomenclatura que substitui as chefias de Serviço) da Gerência de Atenção à Saúde. Também houve um momento para tirar dúvidas com os gestores.

A fase de implementação do projeto de Arquitetura Organizacional foi iniciada este ano pela Ebserh e tem previsão de finalização ainda em 2021, e contempla uma visão que equilibra a assistência com a formação na área da saúde, própria de hospitais-escola.

As propostas voltadas aos hospitais definem estruturas padronizadas para cada tipo de unidade, levando em consideração as especificidades locais. Para isso, foram definidos quatro grupos considerando a complexidade da infraestrutura física e tecnológica instalada em operação, e não somente o número de leitos.

Como o perfil assistencial é definido com base nas características locais de atenção à saúde, haverá flexibilização para definição de setores e unidades das áreas lotadas nas Gerências de Atenção à Saúde, dentro de um limite pré-definido de setores e unidades.

Data da última modificação: 09/09/2021, 14:11