Ministro da Educação empossa presidenta da Fundação Joaquim Nabuco

Márcia Angela da Silva Aguiar é docente do Centro de Educação da UFPE

Da assessoria da Fundaj

Graduada em Pedagogia, mestre em Educação pela UFPE e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, a professora Márcia Angela da Silva Aguiar será empossada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, como presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), amanhã (3), às 10h30. A cerimônia será realizada no Cinema da Fundação/Museu, localizada na Avenida 17 de Agosto, 2187, bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife.

A posse de Márcia Angela ocorre amanhã (3), às 10h30

Anunciada como nova presidenta da Fundaj pelo ministro da Educação, Márcia Angela foi nomeada para a função no dia 1º de fevereiro, quando teve seu nome publicado no Diário Oficial da União (DOU). Desde então, ela vem realizando o trabalho de transição, com uma intensa agenda de reuniões e visitas aos diversos equipamentos da Fundação, dialogando com servidores e apresentando seus objetivos à frente da instituição federal. Ela é docente do Centro de Educação da UFPE.

Buscando uma gestão democrática e expansão das atividades fora das fronteiras regionais, Márcia Angela garante que a fundação terá um olhar voltado ao social, em contato com as comunidades, universidades e com a rede de ensino pública. “Um organismo como a Fundação Joaquim Nabuco precisa de gestão democrática, o desenvolvimento de trabalho terá diálogo com servidores, atividades planejadas de forma cooperativa, trabalho articulado, valorização desses profissionais”, afirmou Márcia Angela em sua chegada à instituição federal.

O compromisso afinado com o governo federal, adianta, é ter atenção especial à educação pública para que seja de qualidade, referenciada pelo social, tendo valorização de profissionais que trabalham nas escolas, com parcerias mais efetivas com redes de ensino. “A Fundaj tem acervo riquíssimo e precisa fazer chegar na população, vamos aproximar a Fundaj das diversas comunidades, dando visibilidade aos trabalhos realizados”, completou a presidenta.

PERFIL - A educação é intrínseca na trajetória da nova gestora da Fundaj. Márcia Angela tem em seu currículo atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de Pedagogia (Campus Recife), além da coordenação do Observatório de Política e Gestão da Educação (Observa). A presidenta da Fundaj integra a Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação e é líder do grupo de pesquisa em Políticas Públicas.

Ela foi diretora do Departamento de Educação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), diretora de Planejamento na Secretaria estadual de Educação, presidenta do Conselho Municipal de Educação de Recife, presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), coordenadora do Grupo de Trabalho “Estado e Política Educacional” (Anped), vice-presidente e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae).

Como conselheira, a acadêmica atuou na Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e sua atuação vai além de nossas fronteiras. Márcia Angela integra, também, o Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Forges). Também desenvolve estudos e pesquisas sobre os temas políticas públicas de educação, gestão da educação, educação superior e formação de profissionais da educação.

Data da última modificação: 02/03/2023, 15:19