Notícias Notícias

Voltar

Livro sobre arquitetura e mulheres será lançado amanhã (9)

Evento ocorrerá às 17h, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), no Recife

O livro “Brasil, Nordeste, Mulheres Arquitetas: migrações, regionalismo e gênero”, organizado pela professora Guilah Naslavsky (Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE) e pela arquiteta Andréa Gáti (Superintendência de Infraestrutura da UFPE), será lançado amanhã (9), às 17h, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), no Recife, como parte da comemoração do Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje (8). O lançamento é aberto ao público (com vagas limitadas e inscrições aqui), seguido de uma roda de conversa com as organizadoras e com a participação da arquiteta Sônia Marques, que assina um dos artigos.

A questão de gênero perpassa gerações e várias profissões em todo o mundo. No Brasil, a presença das mulheres na arquitetura e urbanismo é histórica, com uma trajetória nem sempre de protagonismo, mas sempre de relevância. Esse cenário, com um recorte sobre a Região Nordeste, é mostrado neste livro.

Com um olhar plural, a publicação traz interessantes narrativas, como a que aborda a parceria entre casais, tendo os homens assumido o papel profissional predominante e as mulheres atuando como coadjuvantes. Constam, ainda, relatos sobre o empoderamento feminino no mercado de trabalho e formação acadêmica.

Em sete capítulos, o livro reúne artigos sobre arquitetura e gênero, resultantes da pesquisa “Mulheres Arquitetas no Nordeste Brasileiro: migrações, gênero e regionalismo”, desenvolvida pelo Laboratório de Imagem da Arquitetura e Urbanismo (Liau) do Departamento de Arquitetura de Urbanismo da UFPE. Sua viabilização se deu por meio de recursos provenientes do Proap/Capes, via Edital Propg nº 03/2020 de Apoio a Pesquisador Vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UFPE.

Segundo a professora Guilah Naslavsky, a obra busca aprofundar a reflexão sobre arquitetura e gênero não só no Nordeste do Brasil, mas em todos os lugares e para diversas profissões, sabendo que muitas mulheres ainda enfrentam realidades adversas em lutas por reconhecimento e por um exercício profissional mais igualitário.

A arquiteta Andréa Gáti afirma que este debate dá visibilidade ao tema e traz reconhecimento às contribuições femininas na arquitetura e urbanismo, além de despertar o sentimento de identificação profissional, mostrando a efetiva capacidade feminina de atuar em áreas que por tantos anos foram protagonizadas por homens.

PROGRAMAÇÃO – A comemoração do Dia Internacional da Mulher do CAU/PE contará ainda com palestras presenciais, que também serão transmitidas via internet. Confira a programação completa aqui. 

Mais informações
Andréa Gáti

andrea.gati@ufpe.br

Data da última modificação: 08/03/2022, 17:10