Livro “Introdução ao Antropoceno” aborda transformações na história biológica do planeta

Livro apresenta seis capítulos, escritos por estudantes de mestrado e doutorado da UFPE e UFRPE

As transformações do planeta em sua história biológica são abordadas no livro “Introdução ao Antropoceno”, cujos editores são os professores Ulysses Paulino de Albuquerque (Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco) e Thiago Gonçalves-Souza (Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco). O e-book, publicado pelo Nupeea, foi lançado ontem (20) e pode ser baixado na internet.

O livro apresenta seis capítulos, escritos por estudantes de mestrado e doutorado que cursaram as disciplinas “Ecologia Humana” (UFRPE) e “Ecologia e Evolução no Antropoceno” (UFPE) em 2019. Essas disciplinas são ministradas no Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE-UFPE-UPE-UEPB) e no Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (UFPE), respectivamente.

Conforme explicado na apresentação do livro, “a proposta, na época, era de trabalhar os seres humanos na natureza sem perder de vista o alinhamento com os efusivos debates sobre a emergência de um novo período na história da Terra, o Antropoceno”. O resultado está na obra “Introdução ao Antropoceno”, cuja versão física será lançada em março de 2022, durante as comemorações dos 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UFPE.

Data da última modificação: 21/12/2021, 18:50