Notícias Notícias

Voltar

L’Oréal, Unesco e ABC abrem inscrições para a 18ª edição do programa Para Mulheres na Ciência

Premiação já contemplou mais de 115 jovens pesquisadoras do país com bolsas de 50 mil reais cada

Da assessoria do programa

Estão abertas as inscrições para o programa Para Mulheres na Ciência, que este ano chega a sua 18ª edição no Brasil e completa 25 anos no mundo. Realizado pela L´Oréal, em parceria com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências, o prêmio tem como objetivo promover e reconhecer a participação da mulher na ciência, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro. Todo ano, na edição local, sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática são contempladas com uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil cada, para dar prosseguimento aos seus estudos.

As inscrições do programa vão até o dia 17 de julho e as vencedoras serão conhecidas no segundo semestre deste ano. Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 01/01/2015, sendo que, para mulheres com um filho, o prazo se estende por mais um ano e, para quem tem dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos. Além disso, a cientista deve ter residência estável no Brasil, desenvolver projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros requisitos. O regulamento completo e mais informações sobre o programa estão disponíveis aqui. 

De acordo com o último Relatório da Ciência da Unesco, as mulheres representam cerca de 33% entre os pesquisadores globais e menos de 4% por cento dos Prêmios Nobel são mulheres. No Brasil, a representação de mulheres em cargos de liderança na área de Ciência e Tecnologia está entre 0% e 2%, segundo o último relatório da Unesco-British Council de 2021.

“As mulheres têm se destacado cada vez mais nas diferentes áreas da ciência, mas ainda há um longo caminho a percorrer para que haja maior equidade de gênero. O programa Para Mulheres na Ciência, há 18 anos no Brasil, incentiva e empodera jovens e talentosas pesquisadoras, reforçando nossa crença de que o mundo precisa de ciência, e a ciência precisa de mulheres!”, diz Patrick Sabatier, diretor de Relações Institucionais & Engajamento da L'Oréal Brasil.

“A realização do programa ‘Para Mulheres na Ciência' é uma oportunidade de promovermos, de forma plena e igualitária, o acesso à ciência e a participação de mulheres nessa área. A igualdade de gênero é uma prioridade global da Unesco, e incentivar as mulheres em sua formação e habilidades plenas representa uma condição fundamental para garantirmos um futuro mais igualitário e para alcançarmos um desenvolvimento sustentável”, afirma a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

Ao longo destes 18 anos, o programa Para Mulheres na Ciência já reconheceu e incentivou 117 cientistas brasileiras, premiando a relevância dos seus trabalhos, com a distribuição de mais de R$ 5.1 milhões em bolsas-auxílio.

Data da última modificação: 06/06/2023, 16:49