Notícias Notícias

Voltar

Jornada, distribuição de informativo e orientações sobre parto seguro marcam a Semana de Segurança do Paciente no HC

O evento on-line da 1ª Jornada de Segurança do Paciente teve início ontem (16)

A Semana de Segurança do Paciente do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, se encerrou hoje (17), Dia Mundial de Segurança do Paciente. Ao longo da semana, o Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde, em conjunto com a Unidade de Atenção à Saúde da Mulher e Unidade Neonatal do HC, realizou ações informativas acerca do tema “Parto Seguro e Respeitoso”, que aborda questões relacionadas à segurança materna e neonatal. As ações ocorreram de maneira on-line, através das palestras da jornada, nos dias 16 e 17 deste mês, e presencialmente, de 13 a 15, no Ambulatório de Pré-Natal, Triagem Obstétrica, Centro Obstétrico, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Maternidade do hospital universitário.

“Destacamos a importância do evento como parte de um conjunto de ações para a promoção da cultura de Segurança do Paciente, com destaque este ano para as questões relacionadas ao parto, às gestantes e ao acolhimento neonatal, sendo uma oportunidade também de refletirmos e melhorarmos ainda mais a qualidade da assistência prestada na nossa instituição”, afirmou a enfermeira da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais (Ugra) do HC, Érica Albuquerque.

O evento on-line da 1ª Jornada de Segurança do Paciente teve início ontem (16), com abertura do chefe do Setor de Vigilância em Saúde do HC, Danylo Palmeira, seguido das palestrantes Luciana Espíndola (assistente social), Cinthia Martins (enfermeira obstetra), Luciana Romanguera (médica neonatologista), Maria Gercina Barbosa (Enfermeira) e Taciana Leão (enfermeira obstetra). Alguns temas abordados foram “Violência obstétrica: Uma realidade?”, “Prevenção de infecção em neonatologia” e “Cirurgia segura na obstetrícia”. Hoje (17), a jornada teve abertura com palestra ministrada pela médica ginecologista e obstetra do HC Aline Maranhão, tratando do tema “Critérios de risco para o pré-natal seguro e fluxo de atendimento na rede pública”.

Entrega de folders e distribuição de kits de higiene, com máscara e álcool gel, para pacientes em atendimento no HC foram algumas das ações realizadas presencialmente durante a Semana. Além disso, também houve ação educativa itinerante voltada à segurança do paciente na Unidade de Terapia Intensiva com orientações sobre a importância do Adorno Zero - campanha para a não utilização de acessórios no ambiente hospitalar, como relógio, brincos, pulseiras, anéis e colares, para profissionais a fim de garantir a segurança hospitalar e impedir a propagação de micro-organismos que possam causar infecções no ambiente de assistência à saúde.

Data da última modificação: 17/09/2021, 17:51