Importância da pesquisa em Turismo para o Brasil é ressaltada no XIX Seminário Anptur

UFPE recebe, até amanhã (30), o evento promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo

A importância da pesquisa acadêmica em Turismo para desenvolvimento do Brasil foi ressaltada durante a abertura do XIX Seminário Anptur, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur). O Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur) e o Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) são os anfitriões desta edição do evento, que retorna ao formato presencial após dois anos sendo realizado de maneira remota por causa da pandemia da covid-19.

Fotos: Yuri Costa

Participantes do evento comemoram retomada da evento no formato presencial

Na abertura oficial do seminário, que ocorreu ontem (28), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, a possibilidade de reencontro foi celebrada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur) da UFPE, Sérgio Leal.

“Após tanto tempo de dificuldade, de tantas tristezas, ficamos muito felizes com esse reencontro. Os grupos de trabalho são muito importantes, pois ali a ciência está sendo feita e a gente consegue fazer a pesquisa crescer ao compartilhá-la com os colegas. Estamos recebendo um público maior do que o que a gente esperava, são 341 inscritos de todas as regiões do Brasil e de outros países, 252 trabalhos selecionados. Isso demonstra que a nossa área tem uma produção bastante significativa”, afirmou Sérgio Leal, que também é diretor científico da Anptur.

A mesa de abertura continuou com as falas do professor Juliano Iyoda, representando a Diretoria de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) da UFPE; do diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, Zionam Rolim; a chefe do Departamento de Hotelaria e Turismo da (DHT) da UFPE, Luciana Holanda; e a gestora do Observatório de Turismo do Recife (OTREC) Manuella Oliveira, representando a Prefeitura do Recife.

Mesa de abertura contou com participação do reitor Alfredo Gomes

O presidente da Anptur, Alexandre Panosso Netto, destacou as contribuições de gerações anteriores para a existência da associação – o tema desta edição do seminário é “Anptur 20 Anos: Passado, Presente e Futuro da Pesquisa em Turismo no Brasil”. Ele também exaltou o trabalho dos estudantes de graduação e pós-graduação nesta edição do seminário.

“Gostaria de fazer um agradecimento especial aos nossos alunos. Estamos aqui fortalecendo o conhecimento científico, acho que é isso que estamos fazendo hoje. E não recebemos nenhuma crítica [dos participantes], estamos sendo muito bem acolhidos nesta universidade pública. Acredito que, como professores, temos o potencial de também criar oportunidades para nossos alunos”, observou Alexandre Panosso Netto, que coordena o Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade de São Paulo (SP).

O reitor Alfredo Gomes encerrou a mesa de abertura do seminário. “O Turismo, considerando o aspecto humano, o econômico e a relação com arte e cultura, é um ativo estratégico para um país que olha para o seu presente e o seu futuro conseguir desenvolver políticas de enfrentamento da desigualdade social. E a universidade pública é um patrimônio estratégico da sociedade brasileira”, resumiu.

XIX SEMINÁRIO ANPTUR – Formada por vários grupos de trabalho, conferências e lançamento de livros, entre outras ações, a programação do evento termina amanhã (30). Os artigos apresentados contemplam temas como políticas públicas, turismo e cultura, meio ambiente, mobilidade, planejamento e gestão de destinos turísticos, formação e qualificação profissional, empregabilidade, gestão de negócios, comportamentos do consumidor, acessibilidade e tecnologias e inovação. As atividades ocorrem no prédio do DHT e no auditório do CCSA.

XIX Seminário Anptur 2022

Data da última modificação: 29/09/2022, 21:09