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I Seminário Discente: Discurso, Subjetividade e Educação recebe propostas de resumo expandido e abre inscrições para monitoria

É promovido pelo Grupo de Pesquisa Discurso, Subjetividades e Educação

O I Seminário Discente: Discurso, Subjetividade e Educação, que será realizado de 5 a 7 de julho, recebe, até o dia 5 de maio, propostas para apresentação de resumos expandidos nos cinco grupos de trabalho (GTs) do evento. Até o dia 3 de maio, também é possível se inscrever para o programa de monitoria voluntária do seminário. Todas as inscrições são realizadas de maneira gratuita on-line.

Promovido pelo Grupo de Pesquisa Discurso, Subjetividades e Educação, vinculado à linha de pesquisa Subjetividades Coletivas, Movimentos Sociais e Educação Popular, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o seminário tem como fio condutor nesta primeira edição “a análise do mundo contemporâneo e os fenômenos políticos que nos atravessaram em tempos presentes. As (re)configurações do mundo social justificam pesquisas voltadas a compreensão de não apenas quais os impactos dos discursos que disputam as demandas educativas em torno das questões onto-políticas, mas como tais discursos emergem e o que torna (im)possível suas articulações e hegemonias”.

O evento propõe a reunião de pesquisadores brasileiros e de outros países com o intuito de “provocar discussões em torno das mais diversas teorias e saberes, ao passo que visibiliza vivências e experiências sociais de sujeitos políticos no campo da educação, que não são interpeladas exclusiva e essencialmente pela abjeção. As movimentações corpóreas e subjetividades dissidentes tensionam a hegemonia de qualquer discurso, introduzindo-se e interagindo com a vida presente, alargando a possibilidade, na precariedade, de uma vida vivível”.

Os temas dos grupos de trabalho são: Abordagens teórico-estratégicas na pesquisa em subjetividades: relação entre teoria e prática (GT1); Discursos Religiosos na educação: moralidades, disputas políticas e ondas (neo)conservadoras (GT2); Movimentos sociais, subjetividades e processos educativos: relações étnico-raciais e de classe (GT3); Democracias na contemporaneidade: hegemonia, discursos e articulações (GT4) e Rasgos nos discursos: Epistemologias transfeministas e Pesquisa em Educação (GT5).

Os detalhes sobre os temas e as orientações sobre a formatação dos resumos expandidos e sobre as comunicações estão reunidos no edital. A organização do evento também disponibiliza um template para formatação adequada dos resumos submetidos, que podem ser escritos em português ou espanhol.

MONITORIA VOLUNTÁRIA – Serão selecionadas 15 pessoas para auxiliar na realização do evento como parte da monitoria voluntária. Para participar, elas devem estar matriculadas em algum curso na área de ciências humanas oferecido pela UFPE ou por outra instituição federal. As orientações sobre as atividades serão repassadas em uma reunião com a organização do evento.

Mais informações
discenteseminarioppgedu@gmail.com

Data da última modificação: 04/04/2023, 16:21