I Colóquio da Rede de Pesquisa sobre Políticas para o Ensino Médio ocorre no Recife

Comissão organizadora do evento contou com a participação da professora Katharine Silva, da UFPE

Conferências, mesas-redondas, sessões temáticas e visita técnica. Essa foi a programação do I Colóquio da Rede de Pesquisa sobre Políticas para o Ensino Médio (RPPEM), realizado de 9 a 11 de maio, no Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A comissão organizadora do evento contou com a participação da professora Katharine Silva, do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O evento contou com a colaboração de pesquisadores de diferentes instituições que compõem a Rede – Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Pará (UFPA) –, tendo como objetivo divulgar amplamente as produções científicas e experiências educativas relacionadas às políticas educacionais para o Ensino Médio, trazendo também debates acerca da implementação do Novo Ensino Médio e os desdobramentos na educação pública, na formação da juventude e nas condições do trabalho docente.

“Como um projeto em Rede, que envolve pesquisadores das regiões Norte e Nordeste, a realização de um colóquio é fundamental para potencializar a socialização de saberes e de experiências de forma a aprofundar a temática. E, nesse primeiro colóquio, optamos por realizar no IFPE como forma de aproximar discentes, docentes e técnicos das reflexões realizadas para aprofundar a pesquisa em torno da implementação do Novo Ensino Médio em Escolas Técnicas Estaduais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”, explica Katharine Silva.

Como forma de ampliação dos debates, o evento contou com conferência de abertura ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) e integrante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, tematizando “Os impactos do Novo Ensino Médio”; e com a conferência de encerramento ministrada pela professora da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, Rebecca Tarlau, que abordou o tema “As origens estadunidenses do Movimento da Reforma da Educação Global: evoluções e resistências”.

O colóquio é fruto da pesquisa “O Novo Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e nas Escolas Técnicas Estaduais dos estados do Ceará, Pará e Pernambuco – desafios para o trabalho docente e para a formação da juventude”, coordenado pela professora Katharine Silva. A pesquisa foi financiada pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 18/2021 – Faixa B – Grupos Consolidados.

“Tanto na Rede Federal, quanto nas Redes Estaduais, a oferta da Educação Profissional de forma integrada ao Ensino Médio vem sendo desafiada pelo chamado ‘Novo Ensino Médio’. Entendemos que desenvolver a investigação proposta nesta pesquisa amplia a contribuição dos pesquisadores da área de educação para a melhoria da educação básica, bem como se configura como uma contribuição para ampliar o conhecimento da realidade do ensino médio integrado por parte dos pesquisadores que investigam o assunto e aqueles que pesquisam sobre a relação trabalho e educação”, explana Katharine Silva sobre a pesquisa.

Parte da programação do evento está disponível no canal do YouTube Educação a Distância, do IFPE e vai ficar disponível de forma sistematizada no site da Rede de Pesquisa. No site também podem ser conferidos os anais do colóquio contendo os resumos expandidos dos trabalhos apresentados nas sessões temáticas e os certificados de apresentação de trabalhos, monitoria e participação.

Data da última modificação: 25/05/2023, 13:56