HC realiza o curso “Cuidado Multiprofissional no Tratamento do Câncer de Mama” na celebração do Outubro Rosa

Programação é organizada pela equipe multiprofissional da Oncologia, que atua prestando assistência às pacientes

O curso “Cuidado Multiprofissional no Tratamento do Câncer de Mama contou com uma série de palestras com muitas informações, nestas terça e quarta-feiras (19 e 20), no Anfiteatro 1 do Hospital das Clínicas da UFPE. O curso foi voltado para os profissionais do hospital universitário.

“Encerramos mais uma semana de ações do Outubro Rosa aqui no HC, com o curso que teve a participação de 17 profissionais experientes e capacitados que explanaram seus conhecimentos de modo multidisciplinar para os inscritos (profissionais do HC). As críticas foram positivas tanto por parte dos palestrantes quanto pelos inscritos”, explica a enfermeira Luana Pinheiro, uma das organizadoras do evento.

Na terça, os profissionais do HC-UFPE/Ebserh previamente inscritos, que estavam presentes na abertura do curso, assistiram a uma programação variada que contou, entre outras, com as palestras “Câncer de mama: rastreamento, sinais e sintomas, diagnóstico e estadiamento” e “A importância do tratamento radioterápico no paciente com câncer de mama”, ministradas, respectivamente, por Carolina Zitzlaff e por Jonathan Melo.

Na quarta, dia do encerramento do curso, a programação contou com a palestra “Manejo da dor no paciente com câncer de mama”, de Maria Magalhães Guedes, e “Princípios e Fundamentos em Cuidados Paliativos”, com Avelino de Aguiar e Luciana Nascimento.

Além delas, houve as palestras “Aspectos nutricionais no paciente em tratamento oncológico”, “Os benefícios da inserção de atividades físicas na rotina do paciente com câncer de mama” e “Aspectos emocionais do paciente com câncer de mama em tratamento”, entre outras.

A iniciativa fez parte da programação do Outubro Rosa, o movimento internacional de conscientização do controle do câncer de mama. A programação no HC é organizada pela equipe multiprofissional da Oncologia, que atua prestando assistência às pacientes e conta com o apoio do projeto de extensão HumanizaREM (com estudantes da graduação e residentes) e colaboradores voluntários.

Data da última modificação: 21/10/2021, 18:26