Notícias Notícias

Voltar

HC realiza ação extensionista em celebração ao Dia Mundial da Urticária, hoje (30)

Hospital é um dos centros de referência mundial no tratamento da doença certificado pela Rede Europeia Global de Alergia e Asma

O Hospital das Clínicas da UFPE realizou, na manhã de hoje (30), ação extensionista de conscientização sobre o Dia Mundial da Urticária, que é celebrado em 1º de outubro. A atividade aconteceu no hall da Portaria 4 e foi voltada para pacientes e seus acompanhantes no hospital universitário, assim como para os estudantes e profissionais da área de saúde. O HC é um dos centros de referência mundial em Urticária certificado pela Global Allergy and Asthma European Network (Rede Europeia Global de Alergia e Asma – GA²LEN).

“Nosso objetivo é divulgar informações sobre o impacto da urticária crônica em vários aspectos da vida dos pacientes para favorecer um diagnóstico precoce e um tratamento adequado para o controle da doença. A urticária crônica tem um impacto significativo na qualidade de vida relacionada à saúde dos pacientes, semelhante ou superior à psoríase moderada a grave ou doença coronariana grave com necessidade de cirurgia de revascularização”, explica a professora Dayanne Bruscky, da UFPE, coordenadora do Ambulatório de Dermatoses Alérgicas do Centro de Pesquisas em Alergia e Imunologia (CPAI) do HC.

A urticária é uma doença provocada por um desequilíbrio imunológico e caracterizada por placas que coçam a qualquer momento do dia. “A forma crônica pode durar mais de seis semanas afetando a qualidade de vida dos pacientes influindo no desempenho na escola e no trabalho e estando frequentemente associada à depressão e/ou ansiedade”, completa a especialista. A urticária não tem cura, mas pode ser tratada e controlada com o uso de anti-histamínicos, imunossupressores e anticorpos monoclonais a serem indicados de acordo com o estágio da doença.

Além de Dayanne Bruscky, a ação foi organizada pelas professoras Ana Caroline Dela Bianca e Adriana Azoubel, com a preceptora de Alergia e Imunologia Ana Carla Moura e com discentes de Medicina e da Liga de Dermatologia da UFPE (Laderma). 

Data da última modificação: 30/09/2022, 15:09