Notícias Notícias

Voltar

HC promove ações para celebrar a Semana da Prematuridade e o Novembro Roxo

Neste ano, a campanha tem como tema: “Separação Zero: Aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos”

A Unidade de Cuidado Intensivo e Semi-Intensivo Pediátrico e Neonatal do Hospital das Clínicas da UFPE promove uma série de ações para celebrar o Novembro Roxo e a Semana da Prematuridade, com atividades de 16 até 19 deste mês, período que compreende o Dia Mundial da Prematuridade, em 17 de novembro. Os eventos são destinados a mamães internadas e acompanhantes no HC, de forma presencial, e de forma on-line para profissionais e residentes do hospital universitário. Neste ano, a campanha tem como tema: “Separação Zero: Aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos”. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Além da sensibilização da sociedade para a causa da prematuridade, o Novembro Roxo de 2021 tem como tema a não separação dos pais de seus bebês prematuros e de suas companheiras no ambiente do cuidado hospitalar, o que, infelizmente, aconteceu por causa das medidas para conter a pandemia de covid-19. No período mais grave dela, as mães não podiam sair do hospital e nem receber visitas, e todos nós percebemos o quanto faz falta a presença do pai ajudando a parceira e fortalecendo o seu vínculo paterno com o filho. Por isso, é muito importante e oportuno o Novembro Roxo gerar essa reflexão sobre o tema”, explica a enfermeira Maria Gercina, uma das organizadoras da campanha no HC.

As inscrições de profissionais e residentes para os eventos devem ser realizadas pelo e-mail unnuciped@gmail.com, em que devem constar o nome completo, CPF e endereço de e-mail. Esses eventos serão feitos de forma on-line pelo Google Meet

PROGRAMAÇÃO – Confira a programação completa aqui. No HC, a programação começa na terça-feira (16), a partir das 8h, com panfletagem no hall da Portaria 1 do HC pela Liga Acadêmica da Neonatologia, com coordenação da enfermeira Catarina Figueiredo. Às 10h, acontece a roda de conversa com os familiares de prematuros, sobre o tema “Parentalidade e cuidado com apego”, com a assistente social Marina Figueiredo e a psicóloga Paula Tenório.

À tarde, a programação prossegue, às 14h, com a tutoria com residentes sobre a Retinopatia da Prematuridade, com a neonatologista Dafne Barcala. Nesse mesmo horário, acontece ação de Auriculoterapia e uma roda de conversa com as mamães sobre o “Protagonismo materno na Unidade Neonatal”, com a as técnicas de enfermagem Rízia Fabrício e Daniele Silva. Às 16h, a roda de conversa é com os profissionais de saúde, sobre o tema “Autocuidado dos profissionais de saúde que trabalham com prematuros”, com a mediação da psicóloga Paulo Tenório.

Na quarta (17), às 10h, acontece a Oficina Atualização em Sondagem Gástrica no Neonato, com a enfermeira Catarina Figueiredo. Nesse mesmo horário, mas voltada às mamães, será realizada a Oficina de Confecção de Brinquedos para as Mães da UTI Neonatal, com a terapeuta ocupacional Débora Danielle. Às 14h, acontece a apresentação da QualiNeo, estratégia criada pelo Ministério da Saúde para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades. Quem vai ministrar é a enfermeira Maria Gercina.

Na quinta (18), às 10h, acontece a Atualização em Aspiração de Vias Aéreas no Neonato, com a fisioterapeuta Roberta Machado. Também às 10h, será ministrada a Oficina de Confecção de Brinquedos para as Mães da UTI Neonatal, com a terapeuta ocupacional Débora Danielle. Às 14h, é a vez da Oficina Multidisciplinar de Prevenção de Hipotermia no Prematuro, com a pediatra Kelly Acioli.

Fechando a semana, na sexta (19), a programação começa às 7h30, com a Reunião Clínica Multidisciplinar “Prematuridade e neurodesenvolvimento”, com a pediatra Sophie Eickmann. Na sequência, às 9h, haverá um lanche coletivo com mães dos bebês prematuros e equipe neonatal. À tarde, às 15h30, será realizada roda de conversa com as mães de bebês prematuros sobre “Desafios no aleitamento materno de prematuros”, com a enfermeira Natália Coutinho.

NOVEMBRO ROXO – O Novembro Roxo é o mês de sensibilização para a prematuridade que tem o objetivo de alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebe^, para sua família e para a sociedade.

Data da última modificação: 12/11/2021, 14:08