Notícias Notícias

Voltar

HC é premiado pela Ebserh por ação de humanização

Uso de luvas, preenchidas com arroz, para acalmar bebês da Unidade Neonatal foi a ação de humanização vencedora entre os 40 hospitais da Rede

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi o vencedor do Troféu Iniciativa de Valor, edição 2021, na categoria “Humanizar para Transformar o Cuidar”. A premiação, promovida pela Ebserh sede, foi concedida ao HC devido ao uso de luvas preenchidas com arroz que simulam o toque materno, acalmando os bebês da Unidade Neonatal. Essas luvas proprioceptivas são um recurso facilitador das regulações de recém-nascidos, que maximiza as funcionalidades e auxilia na obtenção de respostas adaptativas ao ambiente extrauterino. O equipamento é produzido pela equipe multiprofissional da Unidade Neonatal do hospital universitário. O anúncio dos vencedores foi feito nesta quarta-feira (15) durante a solenidade de comemoração dos dez anos da Rede Ebserh.

De acordo com o superintendente do HC, Filipe Carrilho, o prêmio representa o reconhecimento de um trabalho de muita dedicação feito pelos profissionais da Unidade Neonatal. “Nos destacamos entre os 40 hospitais da Rede no quesito humanização, demonstrando o importante trabalho desenvolvido em hospital. A equipe da UTI Neonatal realiza uma atividade que vai além da assistência, preocupando-se com o bem-estar dos bebês e de sua família de um modo geral”, disse ele.

A terapeuta ocupacional do HC Débora Santos foi a pioneira na utilização das luvas proprioceptivas nos bebês da instituição. “A humanização precisa estar sempre presente na nossa intervenção por que o outro precisa ser olhado integralmente. Não atendemos só corpos, quando atuamos com humanização, nós tocamos a alma também”, afirmou a terapeuta, acrescentando que a premiação é dedicada à equipe da Unidade Neonatal, que apostou nesse recurso, e às mães e aos bebês que partilharam dos ganhos proporcionados pelas luvas.

O troféu é concedido pela Ebserh como um reconhecimento aos hospitais da rede por ações que se destaquem pelo alinhamento com os valores organizacionais, como transparência, sustentabilidade, valorização de pessoal, humanização, trabalho em rede ou impactos na sociedade, estimulando a adoção destas iniciativas em outros hospitais. Esta é a segunda vez que o HC é destaque na premiação. Em 2020, o HC venceu na categoria sustentabilidade.

Também foram premiados outros cinco hospitais da Rede: o Humap-UFMS (na categoria transparência), HU-UFSC (categoria sustentabilidade), HU-UFTM (também na categoria sustentabilidade), CH-UFC (valorização de colaboradores), HU-UFMA (trabalho em rede) e HC-UFMG (inovação).

Data da última modificação: 16/12/2021, 19:12