HC comemora o Janeiro Branco com ações no próximo dia 26

A atividade será realizada pela equipe de Psicologia do HC, em parceria com o projeto de extensão HumanizaREM e com o Sost, ambos do HC

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adere a mais uma edição da campanha Janeiro Branco e promoverá, no próximo dia 26, ações sobre o tema nas portarias do hospital-escola e também de forma itinerante. A partir das 8h, haverá distribuição de cartilha, exibição de vídeos, serão dadas orientações e realizadas dinâmicas com os profissionais do hospital. Será uma oportunidade de refletir sobre como vai a sua saúde mental e mecanismos para melhorá-la. A atividade será realizada pela equipe de Psicologia do HC, em parceria com o projeto de extensão HumanizaREM e com o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), ambos do HC.

O Janeiro Branco busca conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental em busca de mais qualidade de vida. Isso significa buscar o autoconhecimento, prevenir doenças e criar estratégias de como lidar com o estresse. De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2017, a população brasileira é a que mais sofre com a incidência de transtornos de ansiedade nas Américas. “Nessa perspectiva, é vista a necessidade do desenvolvimento de campanhas, como o Janeiro Branco, para combater tabus, mudar paradigmas, orientar os indivíduos e inspirar as autoridades a desenvolver novos meios de facilitação do acesso dos cidadãos ao cuidado mental”, explica a psicóloga Kátia Oliveira, do HC.

De acordo com ela, o mês de janeiro e a cor branca não foram escolhidos à toa para o desenvolvimento da campanha, criada em 2014 por psicólogos mineiros. “Janeiro é culturalmente visto como o mês de traçarmos metas, início de novos planos, projetos e oportunidades. Já o branco se refere a um momento em que nossa vida é um papel em branco, onde podemos escrever o que quisermos, podendo sempre recomeçar com novas possibilidades”, afirma.

Para manter uma boa saúde mental, de acordo com a psicóloga, é preciso estar em dia com fatores como alimentação, atividade física, sono, lazer e autoconhecimento. “Para buscar melhorias em algumas dessas áreas, pode-se recorrer a profissionais capacitados psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da área da saúde”, explica.

Data da última modificação: 13/01/2022, 15:37