Funarte premia egressa do CAA por ensaio fotográfico sobre comidas tradicionais pernambucanas

Debora Teixeira integrou programa Bolsas de Incentivo à Criação Cultural (Bicc) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc)

A designer Débora Teixeira, egressa do curso de Design do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), recebeu prêmio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), órgão do Governo Federal brasileiro, por trabalho inspirado na disciplina Fotografia Contemporânea, do curso de Comunicação Social do CAA. Débora foi contemplada no edital Prêmio Funarte Olimpíadas das Artes Visuais com o 2° lugar por seu ensaio fotográfico sobre comidas tradicionais pernambucanas intitulado “Bucho Cheio”.

Debora Teixeira estagiou no Fotolab, no CAA

Débora conta que seu apreço pela fotografia começou quando estagiou no Laboratório de Fotografia do CAA, o Fotolab, sob a coordenação da professora Daniela Bracchi. “Agradeço imensamente a todos da Universidade. Sem minha formação acadêmica e o apoio dado pela instituição, isso não teria sido possível”. Ela foi bolsista na UFPE no programa de Bolsas de Incentivo à Criação Cultural (Bicc), promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), experiência que também considera ter sido essencial para seu desenvolvimento artístico e acadêmico.

Fotos premiadas mostram a rica culinária pernambucana

A professora Juliana Leitão, que ministrou as aulas de Fotografia Contemporânea, explica que a disciplina surgiu a partir de uma necessidade do curso de Comunicação Social. “A matéria estimula a compreensão, análise e desenvolvimento de projetos artísticos no campo da fotografia. Mesmo sendo ligada ao curso de Comunicação Social, temos muitos alunos de Design por ser uma graduação do mesmo núcleo”, conta a docente, que, atualmente, coordena o Núcleo de Design e Comunicação do CAA.

INCENTIVO – O Prêmio Funarte Olimpíadas das Artes Visuais faz parte de um conjunto de ações cujo foco é o incentivo à produção artística e, ainda, à difusão de processos criativos em artes visuais no meio acadêmico. Por meio de concurso, foi realizada uma seleção, em âmbito nacional, de projetos nas categorias Arquitetura, Arte Digital, Desenho, Design de Moda, Design de Produto, Design Visual, Escultura, Fotografia, Gravura e Pintura. De acordo com o edital, a intenção é “valorizar a diversidade cultural brasileira e o intercâmbio entre as linguagens convencionais, contemporâneas e aplicadas” das artes visuais.

Debora Teixeira - Instagram

deborateixeiiras2@gmail.com