Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- FDR recebe comitiva da Universidade Autônoma do Chile para troca de experiências na área de Direitos Humanos
Notícias Notícias
FDR recebe comitiva da Universidade Autônoma do Chile para troca de experiências na área de Direitos Humanos
Haverá dois eventos abertos ao público para estimular intercâmbio e convênio entre as duas instituições
A Faculdade de Direito do Recife (FDR)/Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebe, nos dias 6 e 7 de dezembro, uma comitiva internacional de seis membros da Universidade Autônoma do Chile (UA). O objetivo da visita é promover um convênio acadêmico entre as duas instituições. A FDR vai realizar, dentro da programação prevista para a recepção do grupo, dois eventos, no dia 6 de dezembro, para estimular a troca de experiências e metodologias de trabalho entre as duas universidades. Os eventos, que são gratuitos e abertos ao público em geral, acontecem no Auditório Tobias Barreto e no Salão Nobre da faculdade, localizados no prédio principal da FDR, no bairro da Boa Vista. A comitiva também fará uma visita ao Povo Xukuru do Ororubá, em Pesqueira, que participa do Programa de Extensão Acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos (ASIDH), vinculado à FDR/UFPE.
Foto: Divulgação
Professora Flavianne Nóbrega na assembleia do povo Xukuru em maio de 2023
A experiência do ASIDH será apresentada na manhã do dia 6 de dezembro, das 9h às 12h, no Auditório Tobias Barreto. À noite, no Salão Nobre da FDR, haverá a solenidade de celebração do convênio entre a UFPE e a UA. Na ocasião, também será apresentada a experiência do “Proyecto protocolo de atención clínica-jurídica con perfil intercultural para población migrante e indígena” (Projeto de protocolo de atendimento clínico-jurídico com perfil intercultural para populações migrantes e indígenas, em tradução livre). A iniciativa tem apoio do Fundo de Promoção do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fondo de Fomento al Desarrollo Científico y Tecnológico - Fondef), ligado ao Ministério da Educação do governo chileno.
O programa de extensão ASIDH, coordenado pela professora e pesquisadora da FDR Flavianne Nóbrega, envolve estudantes de graduação, pós-graduação e membros da sociedade civil. A equipe promove atividades de pesquisa-ação, extensão, divulgação científica e assistência jurídica com perspectiva inovadora em direitos humanos e metodologias freirianas. É destaque, dentre as ações do programa, o trabalho com litígio estratégico e de “amicus curiae” em casos relacionados a direitos de povos indígenas.
INTERCÂMBIO - O projeto de clínica de direitos humanos do programa de extensão ASIDH junto ao povo Xukuru é uma das ações que chamaram a atenção dos pesquisadores da UA. A fim de fomentar o intercâmbio com a instituição, Flavianne esteve em setembro na UA onde teve a oportunidade de compartilhar a metodologia do projeto. Na universidade chilena, é desenvolvido um trabalho similar com uma clínica jurídica e social inserida no projeto apoiado pelo Fondef. Na ocasião, a professora concedeu uma entrevista para o canal de TV da Universidade Autônoma do Chile (UATV), em que explicou a experiência com a clínica de direitos humanos. A entrevista pode ser conferida no canal oficial da TV no YouTube.
A delegação da universidade chilena é formada pelo professor Juan Jorge Faundes Peñafiel, diretor do projeto apoiado pelo Fondef, advogado, pesquisador em direito indígena e interculturalidade e doutor em processos sociais e políticas na América Latina; a professora Valeska Cecilia Rivas Arias, representante do decano e reitor da UA, secretária de Estudos de Carreira de Direito - Sede Temuco, advogada e pesquisadora em pedagogia universitária com foco em direito penal e gênero; Gemma Andrea Rojas Roncagliolo, diretora suplente do Projeto Fondef, antropóloga, doutora em Antropologia Social, pesquisadora, especialista em antropologia jurídica, povos indígenas e perspectiva de gênero; Eliada Cid Sandoval, advogada, assistente social, diretora da clínica jurídica e social da Faculdade de Direito da UA - Sede Tamuco e pesquisadora em pedagogia universitária clínica; Glorimar Leon Silva, advogada, doutora em direito, pesquisadora em direito migratório e gênero (mulheres migrantes); e Alejandra Pilar Urrutia Valencia, indígena da etnia Mapuche, estudante do 5° período do curso de Direito, estudante egressa do curso de clínica jurídica da Faculdade de Direito da UA - Sede Temuco, que atua como estudante da clínica do projeto e de grupos estudantis indígenas.
Mais informações
Programa de Extensão Acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos (ASIDH)
asidh.fdr@ufpe.br
Professora Flavianne Nóbrega
flavianne.nobrega@ufpe.br