Notícias Notícias

Voltar

Estudo desenvolvido no HC é premiado em Conferência Internacional, na Áustria

Trabalho foi apresentado pela coordenadora da Área Assistencial de Medicina Nuclear do HC e professora da UFPE, Simone Brandão

O estudo científico “Glycolytic Metabolism and Global Longitudinal Strain Before and After Anthracyclines Chemotherapy in Lymphoma Patients (Metabolismo glicolítico e strain longitudinal global antes e após quimioterapia com antraciclinas em pacientes com linfoma)” desenvolvido no Hospital das Clínicas da UFPE foi premiado durante a Conferência Internacional sobre Imagem Médica Integrada em Doenças Cardiovasculares (IMIC-2022), em Viena, na Áustria, neste mês. O evento é organizado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Esse prêmio foi um reconhecimento superimportante, uma vez que foram 84 países participantes. É gratificante contribuir e levar a ciência brasileira cada dia mais longe”, explica a coordenadora da Área Assistencial de Medicina Nuclear do HC e professora da UFPE, Simone Brandão, que apresentou o trabalho em Viena.

O estudo é a tese de doutorado da cardiologista do HC Mônica Becker sob a orientação de Simone Brandão e tem como objetivos mostrar o comportamento metabólico e funcional cardíaco antes e após a quimioterapia com antraciclinas e avaliar a relação entre as alterações metabólicas e o desempenho cardíaco.

O estudo apontou que cerca de 30% dos pacientes avaliados diminuíram o desempenho cardíaco e mais da metade apresentou alteração metabólica miocárdica. “A relação entre alteração metabólica e desempenho cardíaco subclínico precisa ser melhor esclarecida”, completa Simone Brandão.

Além de Simone e de Mônica Becker, estão também envolvidos os pesquisadores Brivaldo Markman Filho, Roberto Buril, Diego Berenguer, Gustavo de Arruda, Felipe Mourato e Paulo de Almeida Filho.

Dados preliminares desse estudo chamado “Comportamento do metabolismo glicolítico e da deformação miocárdica do ventrículo esquerdo em pacientes portadores de linfoma, pré e pós quimioterapia com antraciclinas” também já havia sido premiado no 36º Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, setembro, em São Paulo.

Data da última modificação: 27/12/2022, 13:04