Estudantes do Colégio de Aplicação da UFPE participam de evento da Embaixada da França para finalistas do Projeto FrancEcolab

A premiação será realizada no sábado (22), a partir das 18h, no museu Cais do Sertão

Estudantes do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participam, de amanhã (20) a domingo (23), junto com a professora Fernanda Puça França, de uma programação oferecida aos premiados e finalistas do Projeto FrancEcolab Brasil, concurso nacional de vídeos que é promovido pela Embaixada da França no Brasil e pela Fundação Tara Océan. Equipes de outros estados viajarão a Pernambuco para o evento.

A cerimônia de premiação do Projeto FrancEcolab Brasil será realizada no sábado (22), a partir das 18h, no museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife. É lá que os três grupos finalistas da categoria 3 (Ensino Médio) vão apresentar seus trabalhos para o júri e que, às 20h10, será anunciado o resultado – o CAp é representado na final pelo grupo Mangue Ville, formado por estudantes da 1ª série B, e os outros concorrentes são de escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Na ocasião, também será revelado qual será o prêmio recebido pelo CAp pela conquista do 1º lugar na categoria 2 (Ensino Fundamental) pela turma do 9º ano A. Na edição de 2021, o CAp ganhou um microscópio, um laminário (conjunto de lâminas utilizadas para visualização no microscópio), um globo terrestre e um kit de ciências para utilização em sala de aula.

Antes da premiação, no entanto, as equipes fazem algumas visitas de estudo. Na sexta-feira (19), o grupo vai até a Ilha de Deus, participa de uma conversa com integrantes da Ação Comunitária Caranguejo Uçá e do Laboratório Tapioca e faz um passeio de barco pelo Rio Pina e pelo Rio Jordão. Depois, os estudantes e professores vão até a Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE) para uma oficina de iniciação ao uso de microscópios e à dissecação de peixes, além disso, eles vão ter acesso aos resultados de pesquisas científicas sobre as profundidades marinhas.

No sábado (20), o dia começa com uma ida ao Porto do Recife para visitar o barco Ciência do Mar IV, da UFPE. Os visitantes vão poder conversar com a tripulação e conhecer as pesquisas realizadas a bordo. Na parte da tarde, haverá uma oficina de criação com a dupla Tucaninho Musical. No domingo (23), as equipes que ainda estiverem no Recife vão conhecer a exposição “O oceano, um laboratório a céu aberto”, do Institut de Recherche pour le Développement (instituto público francês que atua na área de pesquisa para o desenvolvimento sustentável).

Data da última modificação: 20/10/2022, 14:36