Estudantes da UFPE são premiados em duas maratonas de programação e desenvolvimento de aplicativos

As equipes ficaram em segundo lugar nos Hackathon Potência Hack e Hacka Pride 2023

Uma equipe de estudantes de vários cursos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e de outras instituições foi premiada em uma maratona de programação, inovação e desenvolvimento de software (hackathon) que teve como foco a diversidade, o Hacka Pride 2023. O evento, voltado para a comunidade LGBTQIAP+, teve como tema “Saúde para todes: Pelo corpo e mente das pessoas trans e travestis!”. A equipe é formada pelos estudantes Beatriz Karolineos Cordeiro (Engenharia Cartográfica e Agrimensura da UFPE); Hugo Guedes (Economia da UFPE); Hyngrid Souza (Engenharia Biomédica da UFPE); Maria Beatriz Germano (Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Pernambuco/IFPE); e Migliary Vidal (Sistemas para Internet da Universidade Católica de Pernambuco/Unicap). A equipe ficou em 2º lugar e vai dividir o prêmio de R$ 1.500, mais cursos e outros benefícios. O Hack Pride, promovido pelo Centro Integrado de Tecnologia da Informação (Citi), empresa júnior do Centro de Informática da UFPE, aconteceu de 19 a 21 de maio.

A estudante Beatriz Cordeiro, que integrou a equipe ganhadora no Hacka Pride, também integrou outro grupo premiado em segundo lugar no Hackathon Potência Hack, promovido pela Potência Tech, plataforma do iFood nos dias 27 e 28 de maio. O concurso teve como objetivo desenvolver soluções tecnológicas (aplicativos web / mobile e hardware, dentre outros) voltadas ao temas “Educação Tecnológica - Como o ensino sobre tecnologia pode ser acessível a todos?”. A equipe dividirá um prêmio equivalente a R$ 3 mil.

O projeto desenvolvido para o Hacka Pride foi o A ium, aplicativo de monitoramento fisiológico com foco em pessoas trans e travestis em terapia hormonal que desejam monitorar, conhecer e ter um maior controle dos seus exames e ciclos de tratamento, de uma forma mais visual utilizando gráficos temporais e possibilitando cruzá-los com outros tipos de dados, como um diário de saúde mental. Também se propõe a trazer ferramentas de educação, com informações concisas sobre taxas, alertas de criticidade e incentivo a melhores hábitos, tendo como objetivo secundário a redução de danos.

Já o projeto ganhador no Hackathon Potência Hack foi o Equipa Tech, plataforma de empréstimo de equipamentos (computadores, tablets e celulares) ou/e auxílio a internet para para pessoas que necessitam (baixa renda, desempregadas ou que não dispõem de equipamento necessário), regularmente matriculadas no Potencial Tech ou cursos de empresas parceiras, a fim de ofertar condições favoráveis para dar prosseguimento aos estudos. Os equipamentos podem ser doados ou emprestados a Equipa Tech que faz os empréstimos desses de acordo com o perfil do usuário. Os doadores podem ser empresas ou pessoas, que podem doar ou emprestar não apenas os equipamentos, mas também valores em dinheiro. Os recursos serão utilizados para manutenção da Equipa Tech (plataforma, envio e manutenção dos equipamentos, pagamento da equipe responsável) e para investimento em crescimento da empresa e aquisição de novos equipamentos ou oferta de chips de internet.

Data da última modificação: 06/06/2023, 16:44