Estudantes da equipe Poly Bridge vencem desafio de construção de ponte de treliças de macarrão

Disputa foi realizada na disciplina de Estática, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE

Estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Naval e de Materiais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participaram de competição cujo objetivo foi o de construir a ponte de treliças mais resistente. Para isso, eles tinham que utilizar apenas dois materiais: macarrão e cola. “Foi uma tarefa bem diferente, na qual a gente conseguiu entender melhor qual a função de cada barra na ponte, e a força que seria suportada por cada uma delas”, avalia a estudante Pamela Regina de Souza, capitã da Poly Bridge, equipe vencedora da disputa realizada na disciplina de Estática, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE.

Vencedores produziram ponte em forma de arco que suportou 41,6 kg de peso

A ponte vencedora foi construída na forma de arco e utilizou 682 gramas de macarrão e cola. Ela suportou mais de 41,6 kg de peso, e apresentou uma eficiência de 60,1 kg. “Todo o processo de construção da ponte foi dividido entre os membros da equipe. Cada um fazia sua parte e passava para os outros, o que facilitou bastante o trabalho e diminuiu muito o tempo que a gente precisou para fazer a ponte”, explica Pamela. Os demais membros da equipe Poly Bridge são Luam Sena Acosta, Guilherme Batista de Carvalho Ramos, Jean Claudio Veiga Filho e Danillo Richard Miguel da Silva. A competição foi realizada no final de outubro. A equipe vencedora foi premiada com um aparelho de som portátil, além de ter recebido a nota máxima da atividade na disciplina.

“A disciplina é importante não só do ponto de vista formativo, mas também na validação do conhecimento técnico e na experiência ‘social’, pois tem várias questões abordadas, como dinâmica do trabalho colaborativo, tomada de decisões em grupo, liderança e proatividade”, afirma o professor do curso de Engenharia Mecânica e responsável pela disciplina de Estática Justo Emílio Alvarez Jácobo. Conforme explica Justo, após a construção das estruturas, é feita a pesagem e verificação das dimensões de cada uma delas, conforme as regras da competição. Logo em seguida, é iniciado o teste destrutivo, quando são colocados pesos em um balde pendurado em uma haste posicionada no meio da ponte. “Os pesos são peças de metal previamente pesados e etiquetados. Eles vão sendo colocados um a um até quebrar a ponte. Finalmente, é realizada a medição do peso no balde e calculada a eficiência da estrutura dividindo-se o peso da carga pelo peso da ponte”, conta Justo.

O Campeonato de Pontes de Treliça de Macarrão foi realizado no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no Campus Recife da UFPE. A iniciativa é realizada há mais de dez anos e tem como objetivo fazer com que os estudantes utilizem conceitos de Engenharia para desenvolver uma ponte de treliças feita de macarrão que consiga suportar o maior peso/carga com o menor peso/material. As equipes são formadas por estudantes das graduações de Engenharia Mecânica, de Materiais e Naval, que devem se dividir em equipes e calcular, projetar e montar suas pontes de acordo com as regras da competição. As estruturas não devem ter mais de 750 gramas de peso, entre macarrão e cola. Este ano, além da equipe Poly Bridge, participaram ainda os grupos Macarronada Parada, Infarta Italiano e FD^2P.

Data da última modificação: 09/11/2022, 14:00