Notícias Notícias

Voltar

Especialista do HC orienta ação de conscientização e combate ao AVC no Parque da Jaqueira

A iniciativa é alusiva ao Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro

A Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de Pernambuco (Lanne-UFPE) vai realizar ação de conscientização e combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), amanhã (30), a partir das 8h30, no Parque da Jaqueira. A iniciativa alusiva ao Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro, é orientada pelo neurologista do Hospital das Clínicas da UFPE, Eduardo Melo, e destinada principalmente à população idosa presente no local da ação. Ele é o autor do manual “AVC: Conhecer para combater”, que será distribuído para este público-alvo. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Ebserh.

“Divulgar informações sobre o AVC é fundamental, tanto na prevenção, quanto no reconhecimento rápido dos sintomas para melhor tratamento na fase aguda”, afirmou o neurologista do HC, Eduardo Melo, que coordena o ambulatório de AVC no hospital universitário.

Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Por isso, é tão importante ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato. E quais são esses sinais? Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental; alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

A iniciativa tem foco na conscientização sobre os principais fatores de risco e formas de prevenção do AVC, doença mais comum em idosos, e visa levar à população informações de caráter científico de forma simplificada. “Diante da ampla morbimortalidade e incapacidade causadas pelo AVC, é extremamente necessário conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção para diminuirmos a incidência dessa doença em nossa população”, explicou o ligante e secretário da Lanne-UFPE, Victor Adill, sobre a importância da ação orientada que põe em prática os aprendizados construídos na universidade.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. A doença é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.

Data da última modificação: 29/10/2021, 18:24