Notícias Notícias

Voltar

Especialista do HC fala sobre a importância do Dia Mundial da Luta Contra o Câncer

Na última década, o câncer teve um aumento registrado de 20% no mundo

O 8 de abril é a data escolhida para conscientizar a população sobre o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, na qual os profissionais de saúde se dedicam a alertar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce. Sobre o assunto, a chefe da Unidade de Hemoterapia, Hematologia e Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE, Inacelli Caires, ressalta a importância da data comemorativa no combate à doença que teve um crescimento registrado de 20% na última década. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“É muito importante conscientizar a população da importância de prevenir a doença, sabendo que ela existe e que há meios de prevenir alguns tipos de câncer. Além disso, possibilita reforçar que mesmo que o indivíduo tenha um diagnóstico, ele não está sozinho nessa batalha, que tem uma rede de apoio para ajudá-lo nesse momento”, destaca a médica oncologista Inacelli Caires.

O câncer é um grupo de doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado de células anormais no organismo, sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo. Estima-se que, em 2021, foram diagnosticados mais de 19,3 milhões de novos casos ao redor do globo, com mais de 10 milhões de óbitos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Dentre os tipos de câncer mais comum, no Brasil, o de maior prevalência é o de pele não melanoma, com cerca de 31,3% dos casos, seguido pelo de mama (10,5%), de próstata (10,2%), de cólon e reto (6,5%), de pulmão (4,6%) e de estômago (3,1%).

Segundo a especialista, a doença pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou condição social, mas sintomas como perda de peso involuntária, aumento desproporcional do volume abdominal, falta de ar e fadiga extrema podem indicar que uma pessoa esteja com câncer. “De uma forma geral, vamos ter os sintomas e sinais relacionados ao tipo de doença. E, infelizmente, podemos descobrir casos graves de indivíduos assintomáticos (sem sintomas)”, completa.

Considerada uma doença grave, o câncer pode ter cura quando diagnosticado precocemente, sendo capaz de ser descoberto por meio de uma variedade de exames. No entanto, caso o paciente esteja em um cenário de doença metastática, o tratamento realizado será paliativo, visando controlar a doença e prolongar a vida do indivíduo. “É importante manter hábitos saudáveis, uma alimentação pobre em gordura e rica em fibras, praticar atividade física regularmente e realizar exames preventivos, como mamografia, ultrassom, colonoscopia e PSA, por exemplo”, explica Inacelli Caires.

A médica ainda destaca que no momento de um diagnóstico positivo é importante ouvir sempre a equipe multiprofissional, pois o câncer não é mais uma sentença de morte. “Hoje as opções terapêuticas estão cada vez mais avançadas e conseguem trazer a cura para o paciente, caso ele seja diagnosticado precocemente. Mesmo aqueles com doenças metastáticas, cada vez mais, estamos conseguindo prolongar a sobrevida, fazendo ele viver mais e melhor”, acrescenta a especialista.

Data da última modificação: 05/04/2023, 15:37