Embaixador de Portugal Luís Filipe Melo e Faro Ramos conversa sobre cooperação com universidades brasileiras em visita à UFPE

Luís Filipe sugeriu que a UFPE aproveite a Casa de Pernambuco no Porto e amplie a cooperação

O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Filipe Melo e Faro Ramos, conversou sobre a cooperação acadêmica entre universidades portuguesas e brasileiras durante visita à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na tarde de ontem (3). Durante o encontro com o reitor Alfredo Gomes, o vice-reitor Moacyr Araújo e os pró-reitores da Universidade, o representante do governo português recebeu uma medalha comemorativa pelos 75 anos da UFPE, como reconhecimento ao compromisso dele em defesa da universidade pública, da ciência das artes e da cultura.

Foto: Evelyn Carolina

Embaixador recebe medalha comemorativa pelos 75 anos da UFPE

“Fico muito honrado por isso”, afirmou o homenageado, que fez esta visita ao Recife principalmente para conhecer a Universidade, o reitor e a equipe. “Vim conversar sobre a excelente cooperação que nós temos atualmente entre a UFPE e várias universidades portuguesas e falar também das várias possibilidades que temos para aumentar essa cooperação”, explicou o embaixador.

Entre as oportunidades, ele destacou: “Tive ocasião de sugerir ao reitor que pudesse aproveitar uma estrutura que já existe lá em Portugal, através de um benemérito da comunidade portuguesa, Zeferino Ferreiro da Costa, um comendador, na Universidade do Porto. Acho que a Casa de Pernambuco no Porto é uma boa estrutura para potencializar ainda mais a cooperação com esta universidade magnífica”.

Alfredo Gomes avaliou como positiva a conversa sobre novas parcerias. “O embaixador foi muito solícito em relação a facilitar, digamos assim, nossas conexões com Portugal, formar parcerias para a graduação e a pós-graduação e fortalecer a Casa de Pernambuco em Porto, onde teremos uma antena, um escritório para nossa presença. Em linhas gerais, foi muito proveitoso e esperamos oportunamente formalizar as tratativas aqui realizadas”, afirmou.

PUBLICAÇÕES – O embaixador Luís Filipe Melo e Faro Ramos também foi presenteado com exemplares dos livros “Universidade Federal de Pernambuco: Patrimônio Artístico em Exibição” e “Guia de introdução à história da Faculdade de Direito do Recife”. Ele retribuiu a oferta com um exemplar do livro “Palácio das Necessidades”, com textos de Manuel Côrte-Real e fotografias de António Homem Cardoso. A publicação apresenta o patrimônio histórico da construção onde atualmente funciona o Ministério de Negócios Estrangeiros de Portugal, em Lisboa.

Data da última modificação: 04/04/2023, 16:30