Editora UFPE inicia o ano com nova política de acesso a livros impressos

Órgão suplementar passa, entre outras ações, a conceder porcentagem especial de abatimento de preços para estudantes da UFPE em vulnerabilidade socioeconômica

A primeira folha do calendário de 2022 marca para a Editora UFPE o início de uma nova sistemática com o objetivo de facilitar o acesso ao livro universitário. Desde ontem (3), primeiro dia útil do ano, entrou em prática, como parte da política editorial do órgão suplementar, uma estratégia de concessão de benefícios diferenciados e permanentes ao público estudantil e em geral.

A primeira iniciativa é voltada para os alunos da UFPE em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em 2022, os estudantes beneficiários das ações e programas de inclusão social coordenados pela Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) passam a ter direito a descontos de 50% nos valores dos livros físicos comercializados pela Editora UFPE. Já o público em geral será contemplado com 15% de abatimento. Além de valores menores, será concedido, nessas modalidades, frete gratuito para os contemplados que optarem pela compra a distância através do site da Editora.

PACOTES SEMESTRAIS – Outra novidade é a disponibilização para o público em geral de três pacotes semestrais de pagamento antecipado, nos valores de R$ 60, R$ 120 e R$ 150, a serem quitados através de Guia de Recolhimento da União (GRU). Ao optar por essa modalidade, o comprador terá direito a descontos de 25% na aquisição de livros físicos, mas precisará ir até a Editora UFPE para realizar pessoalmente a retirada de exemplares, ou seja, nessa ação promocional, não será feita remessa de livros pelos Correios. Cada pacote comprado dará direito a apenas uma retirada de livros, que deve ser feita até o último dia útil do primeiro semestre de 2022. Assim, o comprador precisará utilizar integralmente o valor do seu pacote na retirada a que tem direito. O crédito obtido nessa modalidade não será utilizável para ações promocionais com porcentagens maiores de abatimento.

O principal objetivo da nova política promocional é ser um dos fatores de democratização do acesso ao conhecimento produzido na Universidade e disponibilizado através do formato de livro impresso. Em geral, as obras físicas da Editora UFPE são vendidas a preços menores que os praticados no mercado comercial, o que por si só já era uma facilidade. Com o novo sistema de descontos, o órgão suplementar buscar aliar o mínimo de viabilidade econômica ao maior acesso do leitor. A renda obtida com os livros impressos é muito importante, porque é um dos fatores que ajudam, por exemplo, a manter a gratuidade do catálogo de e-books, outro elo da estratégia de democratização, que atualmente conta com quase mil livros digitais de acesso livre através do portal da Editora.

Além da nova política promocional, a Editora UFPE vai manter a tradição de conceder descontos de 50% e frete grátis em datas comemorativas, como Dia do Estudante em agosto, Dia dos Professores em outubro e Book Day em novembro.

Data da última modificação: 04/01/2022, 18:07