DRI abre Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPE com oferta de cursos de verão

Cling busca tratar as políticas linguísticas da UFPE em consonância com as demandas de internacionalização

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) lança o Centro de Línguas e Interculturalidade (Cling) da UFPE. O Cling é uma coordenação ligada diretamente à DRI que tem por objetivo tratar as políticas linguísticas da UFPE em consonância com as demandas de internacionalização. Além disso, a unidade busca complementar a formação da comunidade acadêmica através de cursos customizados para fins acadêmicos e profissionais, workshops, tutoria/mentoria para publicação internacional, tradução, interpretação e exames de proficiência.

Segundo o professor Madson Góis Diniz, diretor de Relações Internacionais e coordenador do Cling, embora o centro já estivesse presente no organograma e regimento da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), ele nasce do projeto da gestão atual para repensar as políticas linguísticas da UFPE e os processos de internacionalização em casa. “Há especificidades e demandas peculiares no ensino de língua para fins acadêmicos, publicação internacional, tradução e interpretação”, afirma o professor.

Segundo Madson, tal iniciativa aponta para a valorização do ensino de línguas na UFPE e o ajuntamento futuro de todas as iniciativas de ensino-aprendizagem de idiomas sob a tutela de um grande Instituto de Letras. “Esse diálogo já começou com o Departamento de Letras (CAC), Colégio de Aplicação e outros projetos que abordam o tema", completa.

VERÃO - Sobre os cursos de verão, o Cling abre sua primeira edição com turmas de inglês e francês acadêmico e preparatórios para o TOEFL. Os cursos serão realizados virtualmente, de 18 de janeiro a 11 de fevereiro, e terão carga horária de 40h.

Os cursos são abertos ao público em geral, mas estudantes e servidores da UFPE possuem uma taxa de pagamento reduzida. As inscrições poderão ser realizadas, a partir da próxima segunda-feira (11), no portal de cursos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade). Confira outras informações sobre os cursos, datas e taxas

Centro de Línguas e Interculturalidade
centrodelinguas@ufpe.br