Notícias Notícias

Voltar

Doutorandos da UFPE organizam livro de acesso aberto com proposta didática sobre a política

O livro foi publicado pela EDUEPB e Plural Press, estando disponível gratuitamente

Em tempos de crescente incompreensão sobre a política, doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFPE lançam livro voltado à educação e popularização do tema. “Ciência Política: uma proposta educativa” foi organizado por Pedro Nascimento e Ana Tereza Duarte e lançado oficialmente na quinta-feira (22) em evento na Livraria Jaqueira no Recife. O livro foi publicado pela EDUEPB e Plural Press, estando disponível gratuitamente aqui. 

“As eleições atuais são possivelmente as mais polarizadas desde a redemocratização. Então a política voltou a ser um tema de debate cotidiano, porém frequentemente o cidadão não sabe onde procurar informação de qualidade, enquanto a academia produz muito conhecimento, porém de que adianta se não chegar à população?”, comenta Ana Tereza Duarte.

Fiel a esse objetivo de disseminação, o livro é disponibilizado gratuitamente on-line. “Como estamos produzindo esse conhecimento em universidades públicas financiadas pela sociedade, é justo que ela possa receber de graça o resultado”, aponta Pedro Nascimento.

“Temos um déficit gigantesco do ponto de vista da formação do indivíduo”, comenta Leon de Queiroz, coordenador da graduação em Ciência Política da UFPE convidado ao lançamento. “Assim, essa proposta ajuda a mostrar para a população que a ‘ciência’ na ciência política não é mera retórica, ela importa porque é uma disciplina que sistematiza conhecimento”, completou.

O volume contém mais de uma dúzia de capítulos redigidos por equipe de 17 autores, dentre discentes, docentes e magistrados. Os capítulos da obra versam sobre temas que vão desde a avaliação da qualidade das democracias até organização do judiciário, eleições e acolhimento de refugiados. 

Data da última modificação: 23/09/2022, 15:46