Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica recebe bolsa para participação em evento na Espanha

O doutorando Marciel José do Monte, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec) da UFPE, é um dos 60 selecionados com bolsa para participar do V Encontro Internacional de Reitores Universia, que acontece no período de 6 a 10 de maio, na Universidade de Valência, na Espanha. A bolsa é oferecida por meio do programa Becas Santander/Young Leaders for Education, em parceria com a Universidade de Valência. A seleção contou com candidatos de 13 países.

A bolsa cobrirá as despesas com passagens, hospedagem e alimentação para usufruir de uma agenda educativa e cultural. O Banco Santander e a Universidade de Valência buscam aproximar a voz de 60 jovens dos países participantes e conhecer, assim, a sua visão sobre o futuro da educação. O encontro terá como lema “Universidade e Sociedade”.

“Segundo Paulo Freire, a educação seria um ato político capaz de gerar experiências, conhecimentos e ocasião oportuna para a ruptura do lugar de opressão. E essa tem sido uma busca incessante e incansável no decorrer da minha vida: educação permanente como ferramenta catalisadora de transformação social”, diz Marciel Monte.

Promovida numa parceria entre o Banco Santander e a Universidade de Valência, a seleção ocorreu no período de novembro de 2022 a fevereiro de 2023. Participaram estudantes de graduação e pós-graduação de mil universidades de Argentina, Brasil, Chile, Alemanha, Colômbia, México, Peru, Polônia, Portugal, Espanha, Uruguai, Estados Unidos e Reino Unido.

Foram duas etapas. Na Fase I, os participantes realizaram testes de habilidades e competências, tendo sido selecionados os 500 melhores resultados. Já na Fase II, foram elaborados a carta de motivação para optar pela participação no programa e um breve relato respondendo à pergunta “Qual é a sua visão do Futuro da Educação?”. Foram selecionados, então, os 20 melhores de cada um dos eixos temáticos do evento: 1. A formação ao longo da vida e aprendizagem contínua; 2. O impulso ao empreendedorismo e a inovação; e 3. As redes e interconexões entre as universidades.

“Toda a nossa discussão acerca da pergunta norteadora da seleção passa, necessariamente, pela nossa perspectiva atual de educação e, por conseguinte, por tudo o que nos propusemos a desenvolver como estudante e pesquisador no curso de doutorado em Educação Matemática e Tecnológica, em andamento na Universidade Federal de Pernambuco”, explica Marciel Monte, selecionado no eixo 1. “Nesse sentido, conhecer e poder trocar experiências com pessoas de diversos países e culturas que coadunam com minhas ideias ou mesmo que trazem opiniões diferentes sobre o futuro da educação, será uma oportunidade importante na minha caminhada, e, por conseguinte, favorecerá sobremaneira minha formação no doutorado”, completa ele, que é orientado no doutorado pela professora Liliane Carvalho.

Já este mês, os bolsistas estão realizando uma formação on-line, ministrada por professores da Universidade de Valência, sobre técnicas audiovisuais para gravação de vídeo; técnicas de comunicação e apresentação; e solução criativa de problemas. Também haverá atividades específicas para cada eixo. Nesta fase, os participantes vão gravar um vídeo, apresentando e defendendo o projeto sobre a visão do futuro para a educação. Esse material será avaliado por uma comissão. Os três melhores de cada eixo participarão de uma mostra competitiva durante o evento em Valência. O primeiro lugar de cada eixo será premiado com 1.000 Euros.

Marciel José do Monte

marciel.monte@ufpe.br