Doutora em Ciência Política pela UFPE vence Max Weber Fellowship para o Instituto Universitário Europeu em Florença

A competição recebeu mais de 800 aplicações de todo o mundo. Virginia Rocha foi uma das 47 selecionadas

A cientista política Virginia Rocha, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é uma das premiadas com a bolsa de pós-doc Max Weber Fellowship do Instituto Universitário Europeu (European University Institute – EUI), em Florença, na Itália. Em sua 18ª edição, a competição recebeu mais de 800 aplicações de todo o mundo. Virginia Rocha foi uma das 47 selecionadas, inscrevendo-se sob o projeto “Political dynasties and the quality of government: a comparative subnational analysis in Brazil”.

A partir de setembro deste ano, a pesquisadora estará sob a supervisão da professora Miriam Golden, em Florença, como integrante do cluster “Transnational Democracy in the 21st Century”. Em seu projeto, Virginia Rocha investigará se dinastias políticas afetam a qualidade do governo, em termos de corrupção e má gestão. A pesquisadora pretende construir um novo banco de dados para a codificação de políticos dinásticos, aprimorando a classificação utilizada em sua tese de doutorado.

“Ser aprovada para receber uma bolsa de pós-doutorado do Programa Max Weber é uma oportunidade única; estou realmente muito feliz”, compartilha Virgínia. “É um resultado decorrente de muita dedicação pessoal, mas também do conhecimento que pude receber ao longo da minha formação por meio das aulas, das orientações recebidas e das experiências de assistência de pesquisa. Ressalto ainda a importância de programas de apoio, como a bolsa de Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no PPGCP/UFPE e a bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) para a Universidade de Oxford, na Inglaterra. Me sinto preparada para aprender e também contribuir bastante nesta nova etapa no Instituto Europeu”, acrescenta.

Virginia Rocha doutorou-se em Ciência Política pelo PPGCP em 2022 com tese abordando a relação entre dinastias políticas e a transparência pública nos municípios brasileiros. Sua tese foi escolhida pelo PPGCP para representar o programa no Prêmio Capes de Teses de 2023. Virginia possui publicações sobre o tema de corrupção e transparência na Revista de Administração Pública em coautoria com sua orientadora do doutorado, a professora Mariana Batista, e demais colegas do grupo de pesquisa “Instituições, Políticas e Governo”. Desde janeiro deste ano, Virginia tem atuado como bolsista no projeto “O que informa as políticas públicas federais: o uso e o não-uso de evidências pela burocracia federal brasileira”, no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em chamada na qual foi aprovada em 1º lugar.

Data da última modificação: 30/05/2023, 13:33