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Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática promove imersão com Afoxé Omô Nilê Ogunjá

Atividade propõe novo modelo de educação étnico-racial, integrando conhecimentos ancestrais e ensinamento tradicional

Estudantes de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participam, nos dias 2, 3 e 4 deste mês, de imersão na sede do llê Axé Ojuomi/Afoxé Omô Nilê Ogunjá, localizada no bairro do Ibura, Recife. A iniciativa integra o segundo módulo da disciplina “Metodologias, Aprendizagem e a Educação das Relações Étnico-raciais”, ministrada pelos professores Marcos Barros e Ivanildo Carvalho. 

A atividade propõe um novo modelo de educação étnico-racial e procura criar novos paradigmas por meio de debates e vivências. Com uso de linguagens pedagógicas próprias do Afoxé, como canto, dança e percussão, a imersão visa unir conhecimentos ancestrais, ensinamento tradicional e experiências. O objetivo também é ampliar o debate e as ações em torno dos 20 anos da promulgação da Lei 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". A ideia é contribuir com a sua implantação, fortalecer a luta antirracista nas escolas e formar redes de transmissão de conhecimentos. 

No primeiro dia (sexta, 2), o grupo vai visitar e fazer um diagnóstico em escolas e coletivos educacionais da comunidade do Ibura e pensar atividades a serem realizadas pelo Omô Nilê dentro do "Projeto Agogô - O Enunciado que Faz Acontecer", promovido com o apoio do Fundo Baobá para a Equidade Racial. As escolas que serão visitadas são as Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) Lagoa Encantada, Sebastião Leme, Jordão Emereciano e a Escola do Sesi. Os coletivos que vão receber o grupo são o Ibura Black e Coletiva Periféricas. O grupo também deve se encontrar com Mameto Nadja Baléginam e Kaiangu da Gomeia.

Data da última modificação: 01/06/2023, 13:38